PUC empossa coordenadores de cursos e diretores de escolas

Com a expectativa de incentivar uma gestão de qualidade e, ao mesmo tempo, impulsionar os projetos pedagógicos das escolas e cursos, a PUC Goiás promoveu nesta quarta-feira, 18, no auditório da Área 4, solenidade de posse das lideranças que assumem coordenações de dez cursos de graduação, além dos diretores que estarão à frente de oito escolas nos próximos quatro anos.

Do total de empossados, 13 foram reconduzidos ao cargo (confira a lista completa abaixo), e cinco assumem novas gestões nas seguintes áreas: profa. Ana Lúcia Zampieri (Farmácia), prof. André Luiz Alves (Engenharia da Computação), profa. Elizabeth Pereira (Ciências Contábeis), profa. Ana Flávia Mori (direção da Escola de Direito e Relações Internacionais) e profa. Juliany Guimarães (direção da Escola de Ciências Sociais e da Saúde).

Nas reconduções, a responsabilidade aumenta para atualizar a missão, postura que exige novos olhares e entre os que tomam posse em gestões inéditas, o sentimento é de gratidão e, ao mesmo tempo, senso de responsabilidade frente aos desafios vivenciados pelo ensino superior no Brasil.

A nova gestora da Farmácia, profa. Ana Lúcia, almeja consolidar o curso em Goiânia, em Goiás e no Brasil, visto que muitos egressos atuam em outros estados do País. Com a proposta de mudar a matriz curricular e finalizar o projeto pedagógico do curso para os próximos anos, a coordenadora também avalia as potencialidades dessa área no estado goiano, considerando que as indústrias farmacêuticas e cosméticas têm contratado muitos egressos da instituição.

Outras áreas que demandam profissionais são a farmácia hospitalar, magistral, saúde pública e drogarias, fora outras 130 áreas de atuação as quais o profissional farmacêutico pode atuar. A docente é farmacêutica, mestre em Química e doutora em Ciências da Saúde.

A professora Elizabeth Pereira já lecionava na PUC como docente antes de ser chamada para a coordenação de Ciências Contábeis e, agora, assume a missão de renovar o curso, dar continuidade ao trabalho desenvolvido e, ao mesmo tempo, buscar o novo, com engajamento das equipes e aproximação com os estudantes. Ela é especialista em Auditoria e mestre em Desenvolvimento Regional e também já atuou como assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Em consonância com o depoimento das colegas de gestão, o prof. André Luiz está na frente do curso de Engenharia da Computação com um olhar voltado à superação de desafios e, também, com uma expectativa de confiança em relação à potencialidade do curso, que acompanha as demandas e novidades das tecnologias. Com o curso bem avaliado pelo Enade, está otimista pela qualidade e sinergia da equipe com que irá trabalhar nos próximos anos. Ele é bacharel em Engenharia Civil e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, especialista em Ciências da Computação, mestre em Engenharia de Produção e Sistemas e atualmente doutorando da Universidade Politécnica de Madri (Espanha).

Projeto escolas

A PUC também recrutou novas lideranças para as escolas, projeto que redesenhou a infraestrutura da universidade e a didática na graduação, atualmente com um olhar mais contemporâneo e interdisciplinar para o ensino superior.

De olho nessas demandas, a profa. Ana Flávia Mori, após cumprir um ciclo de oito anos na Pró-Reitoria de Graduação, onde assumiu a Coordenação de Apoio Pedagógico e, posteriormente, a Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores, agora vai para o Câmpus V (Jardim Goiás), como diretora da Escola de Direito e Relações Internacionais.

Com mais de 5 mil estudantes e 300 docentes, a meta é buscar a qualificação do corpo discente conforme as orientações do MEC e do Sistema Nacional de Avaliação Superior (Sinaes): “a escolhe acolhe dois cursos que formam profissionais pensantes, operadores do Direito e bacharéis em RI, que ocupam espaços no mercado de trabalho e fazem a diferença em várias áreas profissionais”, declara. Ela é egressa da casa, tem bacharelado, especialização e mestrado na área do Direito.

Também ex-aluna da instituição, onde ingressou no curso de Psicologia em 1995 como discente, a profa. Juliany Guimarães por aqui também cursou seu mestrado, além de ter uma trajetória na gestão. Já foi coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas Psicológicas (Cepsi), esteve à frente do curso de Psicologia e, agora, é diretora da Escola de Ciências Sociais e Saúde. Considerando a relevância dos cursos que compõem a escola, a expectativa é de movimentar os projetos sociais e de saúde em direção à comunidade. Juliany também é doutora em Psicologia pela UNB.

Censo da Educação Superior

A solenidade de posse ocorreu durante a Reunião de Gestores, evento tradicional da universidade, conduzido pela Reitoria, que congrega as lideranças docentes e administrativas para um balanço do último semestre, discussão de temas atuais, além da partilha de metas prospectivas.

A pauta principal foi apresentada pela vice-reitora Olga Ronchi, que apresentou os resultados do Censo da Educação Superior no Brasil, relativo ao ano de 2018. Um fato notável no documento é o crescimento da educação a distância no Brasil, a tal ponto que o próximo censo deva indicar a mesma proporção entre estudantes de EAD e cursos presenciais.

Todavia uma nova portaria do MEC, divulgada neste mês, equilibra esses números e prevê a possibilidade de as instituições colocarem até 40% de estudos em EAD nos cursos presenciais, modalidade que tem o apelido de curso híbrido.

“É uma decisão que abarca 75% dos cursos superiores presenciais no Brasil, então teríamos uma massificação desse mix de EAD com presencial. Essa é uma tendência mundial, muitas instituições no mundo já utilizam esse tipo de modalidade, também com metodologias ativas”, afirmou a vice-reitora.

Ela vê essa mudança de forma positiva, já que o estudante aumenta exponencialmente o seu tempo de dedicação aos estudos, possibilitando maior autonomia e busca pela infraestrutura dos espaços acadêmicos (bibliotecas, laboratórios, programas de tutoria, etc). “É uma importante ferramenta que traz ao aluno maior capacidade de aprendizagens em diferentes ambientes, e isso impacta favoravelmente a qualidade na educação superior”, analisou.

Lista completa dos empossados:

(Direções) 

Prof. Marcelo Granato – Escola de Artes e Arquitetura

Profa. Mírian Gusmão – Escola de Ciências Exatas e da Computação

Prof. Wilson Cruvinel – Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas

Profa. Juliany Guimarães – Escola de Ciências Sociais e da Saúde

Profa. Sabrina Moreira – Escola de Comunicação

Profa. Ana Flávia Mori Lima – Escola de Direito e Relações Internacionais

Prof. Fábio Simões – Escola de Engenharia

Prof. Romilson Siqueira – Escola de Formação de Professores e Humanidades

(Coordenações) 

Prof. Joriver Canedo – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Profa. Cristiane Loriza – Arqueologia

Prof. Helder Silva- Biologia (licenciatura)

Profa. Karlla Greick – Biomedicina

Profa. Carmem Centeno – Ciência da Computação

Profa. Elizabeth Pereira – Ciências Contábeis

Prof. André Luiz Alves – Engenharia da Computação

Profa. Ana Lúcia Zampieri – Farmácia

Prof. Danns Barbosa – Química

Prof. Marlos Castanheira – Zootecnia

 

 


Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.