PUC e Prefeitura de Goiânia discutem projetos futuros

A reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, tiveram na manhã desta terça-feira, 15 de junho, sua primeira agenda oficial para discutir assuntos e projetos futuros, que têm como público-alvo a sociedade goianiense.

Durante a audiência, que ocorreu no Paço Municipal, a gestora ressaltou algumas parcerias tradicionais, que pautam o calendário da instituição e da cidade há vários anos, entre elas, a Jornada da Cidadania, maior evento comunitário da PUC Goiás, que promove atendimentos gratuitos à população em diversas áreas. Devido à situação de pandemia, a previsão é que a atividade ocorra no mês de outubro, em um formato diferente das edições anteriores.

“Temos uma comissão trabalhando há alguns meses, sem muitas certezas em relação à pandemia e como estaremos com os protocolos sanitários. Obviamente devemos obedecer a todos eles, mas estamos projetando cenários, alguns favoráveis se a pandemia assim permitir. De qualquer forma será híbrido o evento, mas com diversas atividades, porque a Jornada neste ano será concomitante ao Congresso de Ciência e Tecnologia”, informou a reitora.

A gestora também citou iniciativas institucionais gratuitas na área da Saúde, que contam com parceria do executivo municipal: o Laboratório Clínico, que realiza exames de análises clínicas destinados à população, além de participar dos inquéritos sorológicos do município, atuando na linha de frente contra o coronavírus; o Centro de Referência em Saúde Auditiva, que promove atendimento às pessoas com risco ou suspeita para perda auditiva e pessoas portadoras de deficiência auditiva e, também, a Clínica Escola Vida, que é campo de estágio profissionalizante para diversos cursos  da área da Saúde, promovendo atendimentos diversos à comunidade.

Na ocasião, o prefeito apreciou os projetos mencionados e colocou sua equipe à disposição para dar continuidade ao trabalho realizado, além de propor ações futuras. O gestor público também agendou uma visita à universidade, que ocorrerá no dia 25 de junho, no Câmpus II, situado no Jardim Mariliza, que abriga o Memorial do Cerrado, Centro de Convenções PUC, Memorial São João Paulo II, além da infraestrutura dos cursos de graduação vinculados à Escola de Ciências Agrárias e Biológicas e Escola de Formação de Professores e Humanidades.

“A parceria da PUC com a Prefeitura sempre foi concreta, com base, e vai continuar. Temos grandes eventos a serem realizados em conjunto. Essa visita de hoje foi muito produtiva e conto muito com o apoio da PUC, para que possamos fazer juntos o melhor para a nossa cidade.  Temos grandes projetos para o desenvolvimento social, econômico e comunitário e contamos com apoio da universidade para que isso aconteça em conjunto”, declarou Rogério Cruz.

Durante a reunião, o prefeito apresentou uma prévia do projeto mais novo de sua gestão, intitulado Cidade Inteligente, que pretende transformar Goiânia em uma cidade modelo de inovações na área de segurança e mobilidade. Algumas ações da iniciativa incluem o uso de tecnologias, dentre sensores, câmeras e drones, para integração de áreas, como trânsito, segurança pública, transporte e saúde, além de pontos de wi-fi em espaços públicos para democratizar o acesso à internet.

Diante das ações discutidas, ao acolher o projeto proposto pelo poder municipal, a reitora da universidade ressaltou a relevância do uso da tecnologia como ferramenta estratégica para a gestão pública. “O pensamento do prefeito é bastante inovador, com propostas diversas para a cidade e, com certeza, encontrará na PUC Goiás grandes parcerias para este empreendimento e para o sucesso da gestão pública, que é de interesse de todos os cidadãos e de todas as instituições”, refletiu.