PUC é destaque no Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação

A produção científica cotidiana da PUC Goiás foi reconhecida no Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação – Abrindo fronteiras para o conhecimento, promovido na manhã desta terça-feira, 13, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante o evento, três docentes da universidade foram homenageados pela sua contribuição ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovador de Goiás, na categoria Pesquisador Destaque Sênior.

Na área de Ciências Humanas, o professor José Carlos Libâneo, da Escola de Formação de Professores e Humanidades, foi coroado com o primeiro lugar; no grupo de Ciências Exatas, a docente da Escola Politécnica, Marta Pereira da Luz conquistou a terceira colocação e na área de Ciências da Vida, o professor Nelson Jorge da Silva Júnior, da Escola de Ciências Médicas e da Vida, ficou com o quarto lugar.

Selecionados pelo edital 05/2022 da Fapeg, que instituiu a Premiação, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a divulgação científica e aproximar sociedade e pesquisadores. De acordo com o presidente da Fundação, Robson Domingos Vieira, o evento ocorrerá anualmente como forma de reconhecer e valorizar os pesquisadores locais.

Ele também destacou a parceria com a universidade, que rendeu frutos para o ecossistema goiano de pesquisa e inovação.  Robson citou alguns projetos multidisciplinares, entre eles, o Centelha 2, com diversas propostas submetidas pela universidade.

“Nossa intenção é sempre fortalecer os parceiros, criar programas especiais, atuar em problemas específicos e fazer convênios para atender demandas. A PUC é essencial para nosso ecossistema, queremos e vamos ajudar a manter e fortalecer a pesquisa dentro da PUC”, ressaltou o presidente da Fapeg.

O trabalho dos pesquisadores premiados foi prestigiado pela reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, que pontuou o esforço e empenho da Fundação no apoio, financiamento e fortalecimento da pesquisa.

“A Fapeg tem feito um trabalho excepcional e faz o milagre da multiplicação dos recursos para incentivar a inovação, a tecnologia, e a pesquisa no estado de Goiás. Esta manhã se reveste de uma importância, porque é um reconhecimento de quem produz e gera conhecimento e a PUC Goiás vai se fortalecendo cada dia nesta dimensão importante da pesquisa”, declarou a reitora.

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a profa. Milca Severino falou que é uma honra para a instituição ter três grandes pesquisadores contemplados neste prêmio, tendo em vista que o mesmo ressalta a importância da ciência e da pesquisa no contexto desafiador que o País vive, necessitando de mais apoio, destaque aos pesquisadores e também à ciência.

“É muito bom para todos nós termos esta oportunidade de valorizar as pessoas. Quero parabenizar à Fapeg por essa iniciativa. O fato de receber a indicação é uma deferência a esses pesquisadores e essas pesquisadoras”, declarou.

Finalistas

Os concorrentes são finalistas de uma lista original de 27 candidatos, indicados pelas instituições de ensino superior participantes, que passaram por uma avaliação e apreciação do comitê técnico-científico instituído pela presidência da Fapeg.  Foram reconhecidas pesquisas desenvolvidas nas categorias Pesquisadores Destaque, Pesquisador Inovador e Profissional de Comunicação. Durante a premiação, todos os indicados receberam o certificado de menção honrosa e os primeiros colocados foram contemplados, também, com o troféu.

A educação como caminho

Premiado com o primeiro lugar em sua subcategoria, o professor José Carlos Libâneo acolheu com gratidão a homenagem que recebeu e partilhou o enfoque das suas pesquisas.

“Só tenho que agradecer à Fapeg e à PUC Goiás por esta homenagem, eu que há tantos anos faço pesquisa e é um momento de muita felicidade poder ter um reconhecimento pelo meu trabalho. É um sentimento positivo por valorizar a ciência, o conhecimento e a pesquisa em benefício da qualidade de vida e de uma sociedade que possa acolher a todos”, ensejou o professor.

Pesquisador referência da área da educação, o professor Libâneo, doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Valladolid (Espanha), traz inúmeras contribuições à ciência, entre elas, pesquisas com enfoque na melhor escola para a população e a indicação de caminhos para qualificar os professores na condição de um país de muitas desigualdades sociais, que geram desigualdades educativas e escolares.

Fotos: Wagmar Alves