PUC e Colégio Dinâmico realizam a Feira das Profissões

Faltando menos de três meses para o ENEM, muitos alunos do Ensino Médio ainda não decidiram o seu futuro, mas demonstram interesse em fazer um curso superior. Segundo dados levantados pelo Datafolha, cerca de 65% dos estudantes almejam realizar um curso superior e 98% querem instituições que os preparem para o mercado de trabalho. Pensando nisso, a PUC Goiás realiza há 12 anos o projeto PUC de Portas Abertas em parceria com diversas escolas de ensino público e privado na região metropolitana de Goiânia, buscando levar para os colégios, através da Feira de Profissões, o universo acadêmico aos jovens e suas famílias.

O evento organizado pela Comissão de Admissão Discente da instituição realizou na última quarta-feira, 21, a primeira Feira de Profissões do Colégio Dinâmico, que possibilitou mostrar aos alunos do Ensino Médio todas as oportunidades disponibilizadas pela universidade. A feira contou com 120 pessoas (entre alunos e professores), e 41 cursos da PUC distribuídos em 25 estandes na quadra do colégio no Setor Bueno, permitindo aos vestibulandos dialogar, retirar dúvidas e buscar informações com os alunos e professores sobre carreira, mercado de trabalho e trajetória individual. “O PUC de Portas Abertas busca realizar uma interface com o ensino médio. O objetivo é chegar próximo desse estudante para ajudá-lo na escolha profissional, demonstrando um pouco da vivência do nosso aluno no curso superior”, afirma a coordenadora do projeto, professora Thelma Perini.

No semestre passado a PUC levou o evento ao Colégio Arena, introduzindo o mundo acadêmico para cerca de 800 alunos. Até agora foram 2 escolas visitadas no ano de 2022, demonstrado toda a cautela da universidade em relação a pandemia da Covid-19, priorizando um retorno gradual das atividades presenciais do projeto. O próximo passo da parceria entre a PUC Goiás e o Colégio Dinâmico consiste em levar os alunos para a faculdade com o intuito de visitar todos os 400 laboratórios e equipamentos presentes nas instalações dos câmpus, atividade denominada como Visita Técnica Invertida.

Portas Abertas
O PUC Portas Abertas surgiu através do anseio da universidade e de seus educadores em buscar orientar os vestibulandos acerca da educação, através de suporte pedagógico, ajudando os jovens a vislumbrar possibilidades ao apresentar novos cursos e profissões alcançados através do ingresso no mundo acadêmico. Desde então, a PUC realiza diversos eventos em parceria com as escolas para apresentar todos os cursos de graduação disponíveis. Caso queira receber uma visita da Feira da Profissões na sua escola, basta entrar em contato com a [email protected]

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom