PUC celebra formaturas

O encerramento de um ciclo importante da vida acadêmica é marcado pela colação de grau. Nesta segunda-feira, 16, a PUC Goiás iniciou as formaturas dos concluintes de cursos de graduação em 2021/1.  Serão nove cerimônias, nas modalidades on-line e presencial, e mais de 1.000 formandos.

Na primeira cerimônia, comandada pela reitora Olga Ronchi, foram 98 formandos das Escolas de Ciências Sociais e da Saúde e da Escola de Ciência Farmacêuticas, Biomédicas e Médicas. “Toda colação de grau já é um ato acadêmico muito celebrativo, porque é um momento que a universidade presta conta para a sociedade da sua missão educativa”, afirmou a professora.

Professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás (Foto: Ana Paula Abrão)

Os formandos estavam on-line e o evento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube e seguiu todos os protocolos de biossegurança. Nas cerimônias presenciais, a primeira será no dia 19, o evento só receberá professores e estudantes formandos para garantir o distanciamento social. As famílias poderão acompanhar a formatura pela internet.

As formaturas presenciais trazem de volta à universidade os estudantes passaram os últimos períodos na modalidade remota por causa da pandemia do novo coronavírus. “É um momento de reencontro e que expressa essa relação afetiva com a universidade”, explica.

A professora Olga Ronchi reafirmou a importância da educação na superação da crise econômica, social e política vivida em todo o mundo. Ela lembrou o desafio lançado pelo papa Francisco para que a educação esteja no centro das discussões global e na dedicação na formação integral dos estudantes, comprometidos com a justiça e com a paz.