Universidade apresenta resultados finais do PET Saúde

Uma parceria entre a universidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) integra estudantes, docentes e profissionais da saúde em diversas iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para fazer um balanço das atividades desenvolvidas no Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde), referente ao período 2022-23, a Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV) da PUC Goiás reuniu na tarde desta terça-feira, 15 de agosto, na Sala Multiuso 1 (Área 4) todos os participantes do projeto.

De acordo com a diretora da ECMV, profa. Vanusa Usier, é a terceira vez que a universidade foi contemplada pelo edital do Programa (PET Gradua SUS, PET Interprofissionalidade e, agora, o PET Gestão e Assistência).

Os estudantes da instituição são oriundos de cinco cursos de graduação (Medicina, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem) e, durante um ano, participaram de ações de educação em saúde, educação permanente, assistência, controle social e divulgação na mídia. A iniciativa mobilizou 60 pessoas, incluindo 40 acadêmicos, 10 tutores e coordenadores (docentes) e 10 preceptores (profissionais da SMS).

“É um projeto do Ministério da Saúde, em parceria com a SMS, onde as universidades têm a oportunidade de participar. O que a gente ganha é conhecimento: os alunos têm a oportunidade de atuar em várias áreas do setor público e temos que trabalhar o que está previsto no projeto. Hoje apresentamos o produto final, mostrando que conseguimos alcançar os objetivos, além de dar visibilidade e oportunidade para outras pessoas conhecerem o trabalho”, explicou a profa. Vanusa.

Devolutiva

Coordenadora geral do PET Saúde (SMS/PUC Goiás), Mary Anne de Souza, explicou que a proposta de educação pelo trabalho é uma oportunidade de qualificação acadêmica dentro do serviço do SUS, além de incentivar a capacitação dos profissionais em um processo de articulação permanente, agregando ações educativas, de orientação e assistência à comunidade.

“O projeto ajuda na formação acadêmica e na capacitação dos profissionais que estão no SUS. É uma proposta de fazer a interligação entre a academia, o serviço e a comunidade”, complementou.

Para a estudante do 10º período do curso de Enfermagem, Cintia Alves, a oportunidade de participar do PET agregou na sua esfera acadêmica, pessoal e profissional.

“Além da qualificação da nossa formação, podemos ter acesso a um campo exploratório amplo, porque temos contato com outros profissionais e ali dentro do SUS podemos conectar nossas ideias com os demais profissionais da saúde. Ali criamos intervenções, damos apoio, fazemos vacinação e é importante pra eles e para nós também”, avaliou.

A atividade também foi prestigiada pela pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, que proferiu palavras de acolhida, além de parabenizar a equipe pelo trabalho; pela coordenadora da Escola Municipal de Saúde Pública de Goiânia, Maria Alice Coelho, pela coordenadora de apoio pedagógico da PUC, profa. Luciana Alves Antônio Machado e demais docentes e estudantes envolvidos na iniciativa.

Fotos: Ana Paula Abrão