PUC abre mês de aniversário com inauguração de laboratórios

Abrindo o mês de comemoração dos seus 65 anos, a PUC Goiás inaugurou nesta terça-feira, 1, quatro laboratórios instalados na Área 5, Setor Leste Universitário. Os laboratórios de Simulação Cirúrgica; Realidade Virtual e Fisiologia Experimental; Imunologia Clínica e Meio Ambiente; e Estudos Experimentais e Biotecnológicos irão atender os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu ligados às escolas de Ciências Médicas e da Vida e de Ciências Sociais e da Saúde.

As novas instalações são fruto de investimento com recursos próprios da universidade e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Em obras civis de infraestrutura e equipamentos para laboratórios, a PUC investiu mais de R$ 1 milhão na Área 5, e outros R$ 220 mil foram recursos da Fapeg para os laboratórios.

Reitora da PUC Goiás, profa. Olga Izilda Ronchi frisa que a Área 5 abriga um “conjunto de laboratórios que servem tanto à graduação quanto à pós-graduação, e que expressam o investimento da universidade, especialmente na qualificação de espaços e equipamentos de última geração, importantíssimos para os estudantes”. Ela destaca que o projeto pedagógico institucional tem, como fundamento importante, o componente curricular da prática unida à teoria, um entendimento da educação e do ensino também como prática. “Tanto é que nós temos um número maior de laboratórios do que o de salas de aula teóricas. Então, essa relação teoria e prática traz uma qualificação enorme para os nossos projetos pedagógicos”, diz.

A pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, explica a necessidade de constante renovação de equipamentos e espaços laboratoriais. “As diretrizes curriculares nacionais são atualizadas periodicamente e trazem novas exigências e também as metodologias de ensino. Então, para cada grupo geracional, para cada novo momento do processo de formação, nós temos exigências pedagógicas, metodológicas”, explica.

Arcebispo metropolitano de Goiânia e grão chanceler da PUC, Dom João Justino, aprecia o esforço institucional para qualificar a formação acadêmica. “Eu muito me alegro e congratulo com a direção da Universidade, em especial com a comunidade acadêmica, quando a Universidade consegue fazer esse investimento aparelhando cada vez de modo melhor os laboratórios, seja para graduação, seja para pós-graduação. E é bonito ver o empenho de todos. Os professores têm mais condições de preparar o ensino e a pesquisa aqui, sabendo que também nesta área temos extensão por causa dos programas de parceria com órgãos governamentais. É um dia muito especial e todos nós estamos aqui para agradecer”, declara.

Biotecnologia e imunologia

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscila Valverde,  os laboratórios irão impactar nas pesquisas e na saúde da população, já que têm a capacidade de fazer prevenção e diagnósticos de doenças, inclusive, o câncer. Eles incluem os estudantes de todos os níveis da PUC (graduação, iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e receberam apoio institucional por meio dos editais de pesquisa e também de apoio ao pós-doutorado.

Fotos: Wagmar Alves 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.