Publicidade e Propaganda promove 2ª edição do Boost Camp

Oferecendo quatro oficinas que visam auxiliar os estudantes do curso de publicidade e propaganda da PUC Goiás, a 2ª edição do Boost Camp trouxe profissionais renomados em suas áreas de atuação para falar sobre planejamento com focos distintos dentro do curso.

O evento, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 05, mobilizou o corpo docente do curso, que acompanhou as oficinas com os acadêmicos calouros e veteranos e colaborou muito com o desenvolvimento dos assuntos tratados.

As 4 oficinas ocorreram concomitantemente e ofereceram para os acadêmicos a possibilidade de escolher entre as temáticas abordadas: planejamento e branded content, com Michele Massarelli; planejamento e estratégia de campanhas, com Maria Eduarda; planejamento e execução de mídias omnichannel, com Stefany Andrade e planejamento de campanhas com influenciadores com Alex Gomes e Guilherme Melo.

O acadêmico do 5º período do curso, Antônio Monteiro, participou da organização do evento e assistiu à oficina sobre marketing de influência. Para ele, o Boost Camp proporciona uma experiência única por aproximar os estudantes dos profissionais que se destacam na área, o que auxilia a planejar e a executar projetos: “Tenho certeza que a oficina vai contribuir muito para o meu futuro profissional porque lidar com quem já trabalha na área ensina muito e motiva”.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Luciana Serenini, antenada com os assuntos que circundam a profissão, lembra que a primeira edição do Boost Camp foi sobre inteligência artificial e, para a segunda edição, a temática escolhida foi o planejamento estratégico, já que, de acordo com as demandas do mercado, não é possível ter um bom publicitário sem planejamento e sem executar as estratégias corretas a fim de alcançar o resultado esperado.

“Pelo fato de o primeiro evento ter sido um sucesso no semestre passado, com significativa adesão dos alunos, nessa segunda edição nós tivemos cerca de 80% dos estudantes envolvidos nas atividades das oficinas. Os estudantes estão motivados especialmente por saber que o evento alia teoria e prática e depois se desdobra em discussões interdisciplinares nas salas de aula. Não há disciplina no curso que não pense em estratégia e atividades de planejamento e isso é muito importante para começarmos atividades importantes para temáticas da área”, explica.

Um pouco sobre planejamento de campanhas com influenciadores

Os publicitários Alex Gomes e Guilherme Melo ministraram em conjunto uma oficina sobre o tema. Abordada de forma descontraída e interativa em uma sala de aula cheia de estudantes, os palestrantes explicaram que estão neste nicho de mercado há 5 anos e percebem que o marketing de influência cresce cada vez mais.

Alex Gomes destaca que as marcas estão exigindo influenciadores em campanhas e os estudantes, futuros profissionais do mercado publicitário, precisam entender como funciona isso na prática, desde os contatos, passando pelos contratos com a marca, até chegar na postagem da publicação: “As pessoas acham que o influenciador apenas posta o conteúdo, mas existe uma profissionalização por trás: ele precisa apresentar storytellings no conteúdo que ele cria, engajar o público de acordo com o seu tom de voz e comunicação. Isso demanda técnica, estudo, pesquisa e as pessoas às vezes não entendem que o influenciador vai além de uma foto ou vídeo”, afirma.

Por sua vez, Guilherme Melo ressaltou que o objetivo da exposição é, acima de tudo, falar sobre o marketing de influência de maneira didática, relatar como a experiência é construída com base no cotidiano: “Obviamente tem a parte técnica, que vem da faculdade, da instituição de ensino, mas a vivência também é fundamental e aqui temos os dois lados da moeda: o Alex trabalha diretamente com influenciadores e o objetivo dele é encaixar o influenciador na marca e eu trabalho com marca, que vê o influenciador como tal. A gente quis trazer um pouco desse contraste dos dois para os estudantes”.

Fotos: Ana Paula Abrão