Psicologia integra graduação e mestrado em aula inaugural

O curso de graduação e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Goiás realizaram, de forma integrada, nesta sexta-feira, 15, a aula inaugural dos seus semestres letivos. No turno matutino, a programação foi prestigiada por gestores, docentes e acadêmicos que lotaram as Salas Multiuso da Área 4, para conferir a palestra proferida pelo coordenador da área de Psicologia da Capes, prof. Gerson Yukio Tomanari, que abordou o tema A importância da inserção social para a pós-graduação e a qualificação da Psicologia.

As atividades também vão ao encontro das comemorações pelos 45 anos do curso de Psicologia e 20 anos do Programa. É o primeiro da área na região Centro-Oeste, criado 11 anos após a regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil, que, curiosamente, foi o primeiro país no mundo a oficializar as atividades dessa categoria profissional. Socializando essas informações, a pró-reitora de Graduação da universidade, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa destacou o pioneirismo da instituição na formação do psicólogo. O mestrado, criado em 1999 foi, também, o primeiro em Goiás.

Ela também pontuou a relação intrínseca entre a graduação e a pós-graduação, que qualifica a formação do estudante: “a graduação se beneficia de toda essa fortaleza que o programa de pós-graduação exige e requer, então é um lugar que promove a socialização do conhecimento estabelecida na Psicologia e, sobretudo, um lugar de produção do conhecimento. É um diferencial enorme e só uma instituição com 60 anos de existência tem condições de oferecer aos estudantes”, refletiu.

Os coordenadores do curso de graduação e mestrado em Psicologia, profa. Juliany Gonçalves Guimarães e prof. Cristiano Coelho, respectivamente, destacaram a relevância da inserção do acadêmico na pesquisa e extensão, experiência que somada ao ensino, sustenta o tripé da universidade. “Além de ter uma atuação mercadológica é um curso muito tradicional na pesquisa, como também, na inserção do estudante na lato (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado)”, ressaltou Juliany.

O docente Darlan Tavares Feitosa, coordenador da Stricto Sensu na universidade e o diretor da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Renato Sandoval, também prestigiaram as atividades no turno matutino. A aula inaugural ocorre novamente no turno noturno, às 19 horas, no auditório da Área 4, onde será discutido o tema Diálogos sobre a mídia atual: ensaios pós-construcionistas em Psicologia Social. Participa da discussão, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE, prof. Benedito Medrado.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.