Psicologia discute qualificação profissional em evento científico

Resultado de um esforço coletivo da graduação, pós-graduação lato (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado), o XVIII Encontro Científico de Psicologia da PUC Goiás foi aberto na manhã desta segunda-feira, 5, no auditório da Área 4 (Praça Universitária). Nesta edição, o tema Qualificação profissional e política na garantia de direitos é o contexto das discussões centrais, que se desdobram nas diversas faces da Psicologia. Para marcar o início da programação científica, que continua até o dia 7 deste mês na instituição, o médico e diretor da Universidade Aberta a Terceira Idade, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), prof. Renato Veras, discutiu sobre a saúde do idoso, durante a conferência magna que pautou a abertura do encontro.

Em sua abordagem, o docente universitário partilhou com o público a necessidade de ressignificação do olhar em relação ao tratamento das doenças crônicas, que surgem na terceira idade. “Uma vez que se manifestam não mais regridem e acompanham a pessoa para o resto da vida. Portanto, a forma de cuidar do idoso tem que ser diferente. Nesse caso, você não procura a cura da patologia, mas a estabilização, a manutenção da capacidade funcional e, apesar da doença, essa não impedirá nenhum malefício para a pessoa, se for bem acompanhada, apesar de conviver com ela”, atentou.

A pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, também prestigiou a solenidade e destacou a pluralidade dos temas que serão discutidos no evento, além do papel do profissional de Psicologia, sua inserção na rede pública de saúde e os desafios contemporâneos. “Este encontro é fundamental para o desenvolvimento da Ciência e a consolidação da Psicologia como profissão. Nunca é muito lembrar que fomos um dos primeiros países a reconhecer essa profissão. Este lugar nos dá uma responsabilidade a mais não só na permanência, mas, sobretudo, na consolidação dessa área profissional”, refletiu a gestora. A solenidade também foi prestigiada pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade, profa. Milca Severino, docentes e coordenadores da graduação e pós-graduação em Psicologia, membros da comissão organizadora e demais parceiros.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Fotos: Wagmar Alves