Psicologia completa 45 anos com homenagens e programação histórica

Com aula inaugural, lançamento de livros e homenagem aos primeiros egressos da graduação e da pós-graduação Lato Sensu, a PUC Goiás comemorou nesta segunda-feira, 27, o aniversário de 45 anos do curso de Psicologia. No Auditório da Área 4, estudantes e professores se reuniram para celebrar a data, quando também é comemorado o dia do Psicólogo. Foi a oportunidade para relembrar os 8 mil psicólogos formados pela instituição.

Entre eles, a professora e pesquisadora Adalgisa Teixeira, que além de egressa do curso de Psicologia também foi a primeira a se formar no Mestrado em Psicologia da PUC Goiás, que completa dez anos em 2018. Com 29 anos de sala de aula, ela enalteceu a experiência na universidade. “É um momento de reconhecimento desde o dia que comecei a graduação até concluir o doutorado. Valeu a pena porque continuo motivada a estudar e a pesquisa e a motivar outras gerações”, falou ela.

Ela foi homenageada junto com colegas da primeira turma de Mestrado do Programa e dos primeiros alunos do curso da primeira turma de Psicologia, como a professora Agda Soares Dias, que ainda leciona para calouros na PUC. A emoção tomou conta do auditório na entrega dos certificados pelas mãos do reitor, professor Wolmir Amado, pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Cristiano Coelho, e da coordenadora do curso, professora Juliany Gonçalves de Aguiar.

“Poucas universidades brasileiras tem essa marca e isso mostra o nosso pioneirismo. A PUC Goiás, então Universidade Católica de Goiás, fez com que Goiás e Centro-Oeste fossem um polo de formação de psicólogo”, afirma professora Sonia, que é egressa do curso e também professora da área. Ela falou da evolução história do curso, que começou nos anos 2000, teve um upgrade com a abertura do programa de Pós-Graduação com os bem avaliados Mestrado e Doutorado. “Temos, em todos os níveis, o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa, extensão”.

Anfitriã do evento, professora Juliany falou da importância histórica do curso para Goiás. “Em termos de atuação do corpo de docente e referência em pesquisa, sentimos a importância acadêmica do nosso curso. Nosso curso é parte do pressuposto institucional, que é a visão do homem dentro de uma visão integral, de um homem em um sentido dialógico, no que ser refere à academia e ao meio ambiente”, falou a coordenadora do curso, que reforçou o papel da homenagem que trouxe ao palco professores e egressos formados na PUC Goiás.

O evento foi aberto com discussão sobre a violência nas escolas com palestra ministrada pela professora Alba Cristiane, que mostrou a realidade com que muitos psicólogos terão o desafio de lidar. A aula abre o semestre dos alunos da graduação, que hoje somam 1.197 matriculados em Psicologia na instituição. Além disso, recebe os calouros do curso, que tiveram pela primeira vez contato com colegas e egressos. Também foram lançados três livros organizados por professores da PUC Goiás da série Teoria, Pesquisa e Aplicação em Psicologia: Processos Comportamentais; Organizações e Sociedade; e, Clínica e Saúde.

A comemoração continua nesta segunda-feira, às 19 horas, com palestras sobre rede de violência à criança e ao adolescente e palestra sobre violência autoprovocada com os professores Joseleno dos Santos e Daniela Zanini.

Fotos: Wagmar Alves