Presença feminina na política é foco de simpósio

(Texto: Izabella Moura, estagiária da Dicom)

O II Simpósio sobre a Importância da Mulher na Construção de um Parlamento Democrático visa discutir a ampliação do número de mulheres na esfera política. Apesar de 52% da população brasileira ser feminina, apenas 16% do Parlamento é ocupado por mulheres. Nesse quesito, Goiás é considerado o pior estado do País e conta apenas com quatro representantes femininas, duas deputadas estaduais e duas federais.

Atualmente a legislação garante que 30% dos candidatos de um partido político seja constituída por mulheres, mas isso não garante que estas sejam eleitas. Segundo a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Ana Rita Castro, isso acontece porque, apesar da presença feminina no partido, não há investimento nas campanhas políticas e falta, também, apoio da população em relação aos votos.

O evento que ocorreu na manhã de hoje, 26, e em mais seis cidades do País tem como discussão principal a Lei proposta pelo senador do Estado de Goiás, Luís do Carmo, que pretende alterar o Código Eleitoral de forma que os primeiros 30% dos candidatos eleitos sejam intercalados entre os homens e mulheres mais votados. Já o restante fica constituído por demanda livre.

“A mulher não vai participar do pleito só para figurar, elas (as mulheres) vão efetivar como parlamentares e só tem um jeito da mulher entrar na política:  o Sistema incentivando-a e dando chances para concorrência”, pontua o senador.

A coordenadora do Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás (PDH),  profa Núbia Simão, falou sobre a importância da presença efetiva das mulheres na política para melhorar a legislação em relação aos direitos das mulheres. “Se não começarmos a colocar mulheres na política e mudar a legislação, que vai ser utilizada no cumprimento das leis de direito das mulheres, os dados de violência não vão mudar”, reflete.

 

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.