Prosa realiza primeira edição da oficina de horta sustentável no Câmpus II

A PUC Goiás realizou na terça feira, 20, a 1º Oficina de horta sustentável e Compostagem no Memorial do Cerrado, no Câmpus II, no Jardim Mariliza.

A oficina, que reuniu alunos do 8º e 9º anos da Escola Estadual Chico Mendes, faz parte do projeto Prosa na Casa Comum da PUC, que vai até as escolas municipais, estaduais e privadas de Goiânia ensinando alunos a fazerem na prática uma horta.

A coordenadora do Programa Socioambiental e de Economia Solidária (Prosa), Helaine Resplandes, explica que o objetivo do projeto é a conscientização das crianças, mostrando o papel de cada um na preservação do meio ambiente. “Hoje, as crianças não têm contato com a terra, não sabem de onde que vem os alimentos, então o projeto ajuda elas a terem esse contato”, conta.

Durante a oficina, os alunos aprenderam a importância da preservação do meio ambiente e realizaram várias atividades, sendo uma delas a utilização da vermecompostagem como adubo. A atividade, que era desenvolvida dentro das escolas participantes do projeto, foi realizada pela primeira vez dentro do Câmpus II, nesta terça. Segundo Helaine, a mudança foi motivada pelo o aumento no número de escolas interessadas.

Helaine, que também é professora de Engenharia Ambiental da PUC, diz que se sente muito realizada com o projeto. “De manhã, eu mostro meus conhecimentos como professora e, à tarde, vivo a felicidade dessas crianças ao plantarem alimentos”, explica.

Texto: Kimberlly de Melo, estagiária de jornalismo da Dicom/PUC Goiás