Prosa inicia projeto em escolas no Dia da Árvore

Com o objetivo de integrar esforços entre universidade e escolas para a educação para a cidadania por meio de atividades de contato com o meio ambiente, o Programa Socioambiental e de Economia Solidária (Prosa) da PUC Goiás iniciou nesta quarta-feira, 21, o projeto Prosa na Escola, no Instituto Educacional de Goiás (IEG).

“É uma escola modelo do Estado de Goiás. Esta é mais uma tentativa do Prosa entrar nas escolas para dialogar sobre as questões socioambientais de forma a não ficar só falando sobre o meio ambiente, mas também proporcionar a prática”, enfatizou a coordenadora do projeto e do programa, profa. Helaine Resplandes.

Nesta fase inicial, o projeto contará com diálogos para além das causas ambientais. Outros programas de extensão da universidade e parceiros irão desenvolver atividades para a discussão de diversos problemas sociais como o racismo, a violência contra a mulher e o uso de drogas. “A universidade pode ser o elo para que a gente consiga dar um significado maior para o que se faz aqui na escola, para a formação cidadã”, defendeu o diretor do Instituto, Luis Carlos Cordeiro Manso.

Dia da árvore

Semanalmente, às quartas-feiras, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio participarão de atividades. A primeira foi realizada hoje, no Dia da Árvore, e contou com o plantio de mudas típicas do Cerrado.

“No ano que vem vocês vão se lembrar do dia de hoje e terão uma nova visão dos espaços da escola”, comemorou o coordenador de Extensão da universidade, prof. Leônidas Albano.

Antes de iniciarem o plantio, os estudantes assistiram a uma palestra ministrada pelo prof. Jales Teixeira Chaves Filho. “As árvores nos prestam vários serviços ambientais”, disse.

Após, se dividiram, ansiosos, em grupos, para a atividade orientada por professores e monitores do Prosa. Juntos, os alunos Nara Peres Silva e Matheus Fonseca Costa, do 1º ano A, comemoraram a ação. “Contribuímos para o meio ambiente!”, frisou Nara. “Estudo muito sobre o meio ambiente e eu acho que dele é a gente que tem que cuidar. O projeto que está começando é algo muito bonito”, defendeu Matheus.