Prosa inicia projeto em escolas no Dia da Árvore

Com o objetivo de integrar esforços entre universidade e escolas para a educação para a cidadania por meio de atividades de contato com o meio ambiente, o Programa Socioambiental e de Economia Solidária (Prosa) da PUC Goiás iniciou nesta quarta-feira, 21, o projeto Prosa na Escola, no Instituto Educacional de Goiás (IEG).

“É uma escola modelo do Estado de Goiás. Esta é mais uma tentativa do Prosa entrar nas escolas para dialogar sobre as questões socioambientais de forma a não ficar só falando sobre o meio ambiente, mas também proporcionar a prática”, enfatizou a coordenadora do projeto e do programa, profa. Helaine Resplandes.

Nesta fase inicial, o projeto contará com diálogos para além das causas ambientais. Outros programas de extensão da universidade e parceiros irão desenvolver atividades para a discussão de diversos problemas sociais como o racismo, a violência contra a mulher e o uso de drogas. “A universidade pode ser o elo para que a gente consiga dar um significado maior para o que se faz aqui na escola, para a formação cidadã”, defendeu o diretor do Instituto, Luis Carlos Cordeiro Manso.

Dia da árvore

Semanalmente, às quartas-feiras, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio participarão de atividades. A primeira foi realizada hoje, no Dia da Árvore, e contou com o plantio de mudas típicas do Cerrado.

“No ano que vem vocês vão se lembrar do dia de hoje e terão uma nova visão dos espaços da escola”, comemorou o coordenador de Extensão da universidade, prof. Leônidas Albano.

Antes de iniciarem o plantio, os estudantes assistiram a uma palestra ministrada pelo prof. Jales Teixeira Chaves Filho. “As árvores nos prestam vários serviços ambientais”, disse.

Após, se dividiram, ansiosos, em grupos, para a atividade orientada por professores e monitores do Prosa. Juntos, os alunos Nara Peres Silva e Matheus Fonseca Costa, do 1º ano A, comemoraram a ação. “Contribuímos para o meio ambiente!”, frisou Nara. “Estudo muito sobre o meio ambiente e eu acho que dele é a gente que tem que cuidar. O projeto que está começando é algo muito bonito”, defendeu Matheus.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.