Projetos integradores de Engenharia de Produção apresentam inovação para empresas

Na manhã desta sexta-feira, 08, as disciplinas do Módulo Engenharia da Qualidade e Sustentabilidade (Melhoria Contínua e Lean Manufacturing, Controle Estatístico de Processos, Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Limpas, Gestão e Governança Organizacional), do curso de Engenharia de Produção, reuniram 29 alunos, que formaram 6 grupos, para apresentar projetos desenvolvidos em parceria com empresas. As apresentações foram feitas na Sala Multiuso 1 e tiveram início às 8h e fim às 12h.

A professora Maria Ximena Vásquez explica que, nesta oportunidade, os estudantes desenvolveram projetos com a Lure Consultoria, que deu todo o suporte técnico, até sua estruturação, com o apoio de seus consultores Ronaldo Camargo e Rafael Saia, e a Hidráulica Brasil, que recebeu os estudantes e possibilitou o desenvolvimento do projeto na empresa. Participaram da apresentação dos projetos os consultores Wilma Camargo e Daniela Callago.

O objetivo principal do projeto visava a elaboração de material interno de comunicação para as empresas, no formato de cartilha, com descrição das boas práticas nos processos e, por essas apresentações, os estudantes foram avaliados pela banca formada por esses consultores das empresas e professores do módulo (Elódia Teodoro, Vítor Hugo Rezende e a própria professora Maria Ximena).

Participaram dos projetos estudantes que cursam do 3º ao 6º período e as equipes foram montadas respeitando essa diversidade de gradação no curso para permitir a troca de experiências e conhecimentos entre os membros.

Objetivos

Também de acordo com a professora Maria Ximena, do ponto de vista da formação do estudante, o objetivo desses projetos é desenvolver as competências profissionais e mercadológicas: “A PUC Goiás reestruturou os cursos nesse formato modular com base nessas diretrizes que buscam a formação do profissional de engenharia por competência e não só por conteúdos, como era antigamente. Dessa forma, o aluno desenvolve, além das habilidades técnicas, as competências profissionais, e isso é muito importante”, destaca.

Fotos: Wagmar Alves