Projeto valoriza e ressignifica imagem dos velhos

Entre os milhares de visitantes da Jornada da Cidadania 2017, um grupo receberá atenção especial durante a programação do maior evento social da PUC Goiás. De 24 a 27 de maio, os idosos participantes do evento irão ser os primeiros a terem acesso ao projeto Ser velho é o máximo, promovido pelo Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás, também responsável pela Universidade Aberta à Terceira Idade. O lançamento será realizado no primeiro dia da programação e continua após o término da Jornada com intervenções voltadas para a valorização dos idosos.

O objetivo é ressignificar a imagem do envelhecimento e valorizar o conhecimento, a experiência e beleza dos que chegam a “maioridade”. O censo demográfico brasileiro de 2000 evidenciou que 15,5 milhões de pessoas teriam 60 anos ou mais e projetou um crescimento de 18 milhões em 2010 e 25 milhões até 2025. O aumento no número de idosos, dentre outros fatores, evidencia a necessidade de retomar as discussões que permeiam a crise no setor saúde.

A partir da intervenção durante a Jornada, em todas as estações, será promovido estudo acadêmico sobre o que o envelhecer representa na sociedade e convidar os idosos a terem uma nova percepção sobre si mesmos. Eles serão convidados a contar pequenas histórias sobre situações em que o processo do envelhecimento seja o ponto de partida. Na área de Comunicação Social, o estande Lambe-lambe digital registrará todos os idosos voluntários para exposição de fotografia a partir do segundo semestre. Antes disso, os participantes que quiserem terão duas vagas reservadas na Estação da Beleza, onde será oferecido corte, escova e maquiagem para eles.

O projeto Ser velho é o máximo nasceu a partir de diálogos com pesquisadores sobre os temas da velhice e da cultura visual, como o designer e professor Eduardo de Ávila e a coordenadora do projeto Parece até Cinema, professora Lara Satler. No final, será produzido vídeo e/ou documentário, além de textos e artigos que serão partilhados sobre envelhecimento. “A maioria das pessoas parece não lidar bem com essa ideia, uma realidade em que não há escapes. Penso que o melhor é tentar compreender o processo de envelhecimento em vez de escolher ser uma vítima do tempo”, explica a professora Lisa Valéria Vieira Torres, coordenadora do Programa e uma das idealizadoras do projeto. Durante a Jornada, cerca de 30 voluntários realizarão a abordagem e a sensibilização dos idosos.

Para a professora Lisa, o projeto irá mostrar como os comportamentos é que são os verdadeiros “limitadores” da vida do idoso. “Importa compreender que o tempo não é limitador só para o idoso. Não existe certeza de quanto tempo a pessoa possui. Então, resta-nos olhar para o futuro enquanto existir vida. Fazer planos motiva ações para um envelhecimento ativo”, discute a coordenadora do projeto.

A integração e a formação deste público é o trabalho do PGS, que busca, a partir de ações direcionadas, incentivar a criação de novos vínculos entre os idosos e também aprendizagens. “A Unati é um belo exemplo. Este é um espaço que oferece atividades variadas, com objetivo de proporcionar ao idoso atualização e aquisição de novos conhecimentos, além de possibilitar o convívio social, muito importante nessa fase da vida”.

Ainda na Jornada, os idosos poderão ter acesso a atendimentos na área da saúde, do jurídico e de emissão de documentos (Passaporte do Idoso), além de diversas oficinas, workshops, passeios e atividades culturais. Entre as formações específicas, estão aulas sobre manuseio de celular, luto e envelhescência.

JORNADA

A Jornada da Cidadania será realizada de 24 a 27 de maio, no Câmpus II da PUC Goiás, incluindo as estruturas do Centro de Convenções PUC, Memorial do Cerrado e Complexo Poliesportivo. Com a parceria da Arquidiocese de Goiânia, a instituição mobiliza 3 mil voluntários que prestam atendimentos gratuitos em diversas áreas durante a programação, que inclui a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, para a população carente da Região Metropolitana de Goiânia.

Em 2013 foi realizada a primeira edição da Jornada da Cidadania, que passou a reunir em um só evento a Semana de Cultura e Cidadania e a Semana do Folclore, iniciativas pioneiras da universidade; e a Feira da Solidariedade, da Arquidiocese de Goiânia. Até 2012, foram realizadas oito edições da Semana de Cultura e Cidadania. No total, são 12 edições do evento fortalecidas pelas parcerias com prefeituras municipais e Governo do Estado.  A partir de 2015, a Jornada passou a incluir também os Jogos Universitários.

O que: Jornada da Cidadania

Quando: De 24 a 27 de maio