Projeto vai recontar trajetória pastoral de dom Fernando

A PUC Goiás participa conjuntamente com a Universidade Internacional da Flórida (FIU, na sigla em inglês) de um projeto  do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) que vai recontar a trajetória de religiosos que tiveram impacto na sociedade. Em Goiás, o escolhido é dom Fernando Gomes, arcebispo da Arquidiocese de Goiânia de 1957 a 1985, quando faleceu.

Os pesquisadores Janira Sodré Miranda e Antônio César Caldas Pinheiro conduzirão o trabalho, que comporá, ao lado da história de outros bispos, o volume especial Trajetórias pastorais – Histórias  dos Pais da Pátria Grande. O livro deve ser lançado em setembro de 2018, data que marca os 50 anos da segunda Conferência dos Bispos latino-americanos na cidade de Medellín, Colômbia.

De acordo com o Celam, o objetivo é reconhecer não apenas os bispos, mas também as equipes e as comunidades que tornaram possível o trabalho pastoral. Os pesquisadores devem se debruçar sobre bibliografias, material de arquivo da própria diocese e de instituições vinculadas à experiência pastoral, além de arquivos de comunidades religiosas, movimentos laicos e de organizações. Também podem ser realizadas entrevistas.