Projeto vai recontar trajetória pastoral de dom Fernando

A PUC Goiás participa conjuntamente com a Universidade Internacional da Flórida (FIU, na sigla em inglês) de um projeto  do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) que vai recontar a trajetória de religiosos que tiveram impacto na sociedade. Em Goiás, o escolhido é dom Fernando Gomes, arcebispo da Arquidiocese de Goiânia de 1957 a 1985, quando faleceu.

Os pesquisadores Janira Sodré Miranda e Antônio César Caldas Pinheiro conduzirão o trabalho, que comporá, ao lado da história de outros bispos, o volume especial Trajetórias pastorais – Histórias  dos Pais da Pátria Grande. O livro deve ser lançado em setembro de 2018, data que marca os 50 anos da segunda Conferência dos Bispos latino-americanos na cidade de Medellín, Colômbia.

De acordo com o Celam, o objetivo é reconhecer não apenas os bispos, mas também as equipes e as comunidades que tornaram possível o trabalho pastoral. Os pesquisadores devem se debruçar sobre bibliografias, material de arquivo da própria diocese e de instituições vinculadas à experiência pastoral, além de arquivos de comunidades religiosas, movimentos laicos e de organizações. Também podem ser realizadas entrevistas.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.