Projeto qualifica acervo de Jesco Puttkamer

O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás, organiza o projeto Memórias Indígenas: qualificação da coleção Jesco Puttkamer sob os olhares dos povos Yudjá (Juruna) e Waurá. O projeto conta com o financiamento combinado, unindo o aporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social através do Programa Matchfunding BNDES + Patrimônio Cultural, e tem como objetivo qualificar, pelos indígenas, as informações presentes no Acervo Audiovisual Jesco Puttkamer (um dos maiores acervos audiovisuais existentes sobre os povos indígenas), localizado no IGPA. Atualmente, esse acervo possui cerca de 130 mil fotografias, sobre 62 povos indígenas sul-americanos diferentes.

A iniciativa visa trabalhar o material que integra uma coleção de fotos referente aos grupos indígenas Yudja (Juruna) e Waurá, que foram registrados por Jesco Puttkamer nas décadas de 1960 a 1970, no Parque Indígena do Xingu (PIX). Foram necessários quatro membros de cada um dos povos para dar vida ao processo de qualificação das informações contidas nas fotos. Essa qualificação consiste na identificação, datação, nominação, localização, atribuição de significados, entre outros, das imagens do acervo que, sem a contribuição desses povos, perderia muito da história ali presente.

Esse projeto reitera o objetivo das pesquisas desenvolvidas pelo IGPA, possibilitando o resgate de conhecimentos e práticas tradicionais próprias dos povos indígenas, muitos dos quais já foram perdidos, bem como a recuperação e identificação de informações que vão enriquecer, potencializar e dar maior dinamicidade ao acervo do instituto.

O planejamento conta com atuação no VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, incluindo visitas do BNDES à universidade, no Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), no Memorial do Cerrado e ao IGPA a partir do dia 18.

A organização do projeto espera que o conhecimento gerado sobre o patrimônio cultural material e imaterial dos grupos indígenas, viabilize, a partir dos saberes tradicionais, os seguintes resultados:

• Construção de uma base de dados documentais digitalizada sobre a história e cultura dos grupos indígenas estudados, a partir de suas narrativas.
  • Edição de um vídeo – relatando o processo de qualificação com os indígenas identificando e qualificando as imagens referentes aos dois grupos indígenas.
  • Elaboração de um fotolivro – que consiste em dois álbuns fotográficos – um de cada povo – contendo as imagens dos grupos, com objetivo de repassar às comunidades e às escolas indígenas.
  • Divulgação das imagens qualificadas pelos indígenas e organizadas por blocos temáticos, na Galeria de fotos do Site da PUC Goiás.
  • Publicação de um livro (impresso e e-book) – seu objetivo é compreender como os indígenas que qualificaram as fotos, interpretaram os fatos e eventos do passado expressos nas imagens, trazendo para o presente; histórias pessoais, familiares ou de antepassados. As representações do passado, através das imagens registradas por Puttkamer, constroem uma narrativa histórica empática que lhes deram visibilidade, identidade e sentimento de pertencimento. Todas as publicações resultantes do projeto serão repassadas para as comunidades e escolas indígenas.

Para visualizar um pouco dos acervos incluídos no projeto basta acessar o site PUC Goiás – Imagens da Memória.

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom