Projeto Jardim Terapêutico é implantado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Um espaço verde, acolhedor e arejado para proporcionar às pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), momentos de bem-estar e respiro emocional durante o processo de internação e rotina hospitalar.

Com essa proposta, a turma do Estágio Básico da Psicologia em Saúde Hospitalar da PUC Goiás inaugurou na tarde desta terça-feira, 19 de dezembro, o Projeto Jardim Terapêutico, na sede do Hospital, situada na Vila Jaraguá, em Goiânia.

Docente da disciplina, a profa. Andréa Magalhães explicou que, durante o semestre, os estudantes visitam hospitais para conhecer a dinâmica e o trabalho da psicologia da saúde hospitalar e, ao final, apresentam uma proposta de intervenção para deixar uma devolutiva à comunidade.

Ela informou que, no decorrer das visitas, os estudantes notavam a falta de um espaço verde que pudesse ter um efeito terapêutico: “podemos chamar de respiro psicológico e emocional para as pessoas que têm uma internação com maior tempo aqui dentro. E desta ideia o grupo se mobilizou e fez toda a execução do espaço. Assim os alunos entregaram para a maternidade, para as famílias e colaboradores um tempo e um espaço de maior conforto emocional”, relatou a profa. Andréa.

Devolutiva da gestão

A proposta sensível do corpo discente foi acolhida pela direção do hospital, que acatou a ideia de imediato. De acordo com a coordenadora do Setor de Psicologia da maternidade, Viviane Ferro, a instalação de um jardim terapêutico era um desejo antigo de toda a equipe, todavia faltava recursos e equipe para concretizar a ideia.

“A turma da Psicologia veio visitar a unidade e proporcionou pra gente este espaço. O projeto foi aprovado pela direção e a execução foi super rápida. A gente quebra um pouco da rotina hospitalar com este espaço mais aconchegante, harmonioso e tranquilo que ajuda na redução da ansiedade no período em que as mães precisam ficar no hospital. Ter um espaço verde dentro da maternidade traz bem-estar e qualidade de vida para as pacientes e colaboradores também”, refletiu a psicóloga.

A inauguração do novo espaço também foi prestigiada pela diretora operacional da HEMNSL, Juliana Paixão Silva Pinto e pelo diretor técnico, Mateus Auad Santos. Na ocasião, eles falaram que a iniciativa tem gerado resultados positivos para pacientes e colaboradores.

“Este espaço não era bem utilizado, era um sonho que a gente não conseguia realizar, mas a PUC concretizou a ideia e foi perfeito. Já temos ouvidoria em relação a isso, os pacientes elogiam a iniciativa e hoje é o ambiente mais frequentado do hospital”, relataram.

Um puerpério mais leve

Foco principal do jardim terapêutico, as puérperas que ganharam seus bebês na maternidade agora têm um espaço acolhedor para amamentar seus filhos, interagir com outras mães e aliviar a ansiedade que um processo de internação, parto e pós-parto pode causar.

A paciente Rayssa Cristina, que deu à luz ao pequeno Theo Henrique na madrugada desta terça-feira, usufruía do espaço ao lado do companheiro: “está lindo, muito bonito, gostamos muito, fica tudo mais leve”, declarou.

Próxima a eles, a paciente Agna Melo dos Santos segurava o recém-nascido Anthony Rafael, que tirava uma profunda soneca no colinho da mãe. Com a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, ela tem um vínculo muito especial: “eu nasci aqui”, disse a puérpera, orgulhosa.

À vontade no jardim, ela destacou a importância do espaço terapêutico no processo de pós-parto. “Achei maravilhoso, porque dá a sensação que a gente está em casa, ao ar livre, sem estar presa dentro de um quarto. Eu adoro planta, o contato com a natureza dá uma sensação positiva. Vim aqui duas vezes hoje e me sinto em casa”, relatou.

Ficha técnica

O Projeto Jardim Terapêutico  é um trabalho de intervenção realizado pela turma da disciplina de Estágio Básico Supervisionado VI – Psicologia Hospitalar e da Saúde em dezembro deste ano.

Docente: Dra. Andréa Batista Magalhães

Monitora: Alana Vitória Leite da Silva

Discentes: Abighaiw Sousa Dutra, Clara Paragó Musmanno, Ellen Ferreira de Castro, Eugênia Silva Guimarães, Fernanda Posch Rios, Jordana Carvalho Freitas Franco, Larissa Barreto Silva, Nilton Marcos Silva, Rafaela Alves Hens, Raíssa Campos Lopes e Samara Evily de Andrade.

Agradecimentos especiais aos funcionários da PUC Goiás Paulino Lemes Costa (Divisão de Tecnologia da Informação) e José Rubens Pereira (Instituto do Trópico Subúmido) e aos colaboradores: jardineiro Gérson Pereira da Silva, ao operário da construção civil Márcio Roberto de Oliveira, ao artista João Victor e ao engenheiro Robson Lopes Pereira.

Fotos: Ana Paula Abrão