Projeto debate filme sobre Comissão da Verdade

O Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás realiza no dia 16 de setembro, às 19 horas, a sessão de abertura do Projeto Cine Debate: Direitos Humanos para o antirracismo, em parceria com a Defensoria Pública de Goiás. O evento será realizado de forma remota pela plataforma Microsoft Teams com a exibição do filme documentário Resplendor, sobre o funcionamento da Comissão Nacional da Verdade no Brasil.

O evento contará com a presença da diretora do filme Cláudia Nunes, além dos representantes da população indígena e da Defensoria Pública de Goiás. Também com a participação do defensor Público do Estado e coordenador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos, Philipe Arapian.

O filme documentário Resplendor tem direção de Claudia Nunes e Érico Rassi, foi lançado em 2019 e tem 52 minutos de duração. A Comissão Nacional da Verdade foi instalada em 2011 para apurar crimes cometidos durante a ditadura militar, trouxe a público um capítulo ainda muito obscuro da história: a existência de um centro de detenção indígena, na cidade de Resplendor (MG), chamado Reformatório Krenak. Instalado primeiramente dentro do território da etnia Krenak, e posteriormente transferido para Carmésia, aprisionou e torturou não apenas indígenas Krenak, mas diversas outras etnias como os Pataxó, impondo restrições às suas práticas ancestrais sob implacável vigilância dos militares.

O documentário mostra como funcionou esse campo de concentração, e as consequências desse trauma coletivo para os povos indígenas afetados.

(Texto: Eliani Covem/Assessoria da Proex)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.