Projeto contemplado pelo CNPq investigará biodiversidade do Rio Araguaia

A coordenadora do curso de Biologia (modalidade bacharelado) da PUC Goiás, profa. Mariana Telles, está na linha de frente de uma das três propostas aprovadas na Chamada nº 07/2023 (CNPq/MCTI/FNDCT), dentre as 21 concorrentes, alusiva ao Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO).

De acordo com a docente, este edital do CNPq é focado no levantamento da biodiversidade dos diversos biomas brasileiros e o projeto mencionado será desenvolvido, especificamente, no Cerrado, mobilizando pesquisadores e estudantes de 15 IES brasileiras e uma argentina (veja a lista completa abaixo).

Com cronograma de 3 anos e aporte financeiro aprovado pelo CNPq no valor de R$ 2.700.000, 00, a metodologia prevê coleta de dados, atividades de campo, de laboratório e ecologia molecular, que é a especialidade da profa. Mariana.

Impacto do projeto

Embora a bacia hidrográfica do rio Araguaia abrigue uma das maiores e mais importantes planícies de inundação do Brasil, seus padrões de diversidade são pouco conhecidos. Neste sentido, a pesquisa visa ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade, além de fornecer elementos para o desenvolvimento de ações estratégicas para a implementação de políticas públicas visando a conservação da biodiversidade na região da bacia do rio Araguaia.

Estruturado em três projetos associados, o PPBio Araguaia vai apurar dados básicos de biodiversidade amostrados de forma padronizada a partir de um modelo de regionalização ambiental; desenvolver protocolos eficientes para metodologias inovadoras de avaliação e monitoramento da biodiversidade baseadas em DNA ambiental e, por fim, realizar análises em escala regional que visam auxiliar na definição de áreas prioritárias para conservação a partir de métodos de planejamento sistemático.

“O nosso foco será a região do Rio Araguaia, onde faremos o levantamento das espécies de alguns grupos de plantas, animais e microorganismos. Articulamos uma equipe de várias instituições de ensino superior que já trabalhavam juntas em projetos anteriores e será uma oportunidade de juntar diferentes expertises, intensificar a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação e contribuir com a geração de conhecimento científico”, explicou a profa. Mariana.

IES participantes

Executora/Sede: PUC Goiás