Projeto Casa Solar é apresentado na Jornada

Projeto piloto da Agência Goiana de Habitação (Agehab), a Casa Solar foi apresentada na tarde esta sexta-feira, 26, na Jornada da Cidadania da PUC Goiás. Focada no uso de energia fotovoltaica, a ação está em sua primeira etapa, com 1.200 moradias nos municípios de Caçu, Alto Paraíso, Pirenópolis e Palmeiras de Goiás.

A apresentação do projeto, voltado para a habitação social, reuniu estudantes e profissionais no Auditório do Bloco S, no Câmpus II, e foi comandada pelo engenheiro do órgão Marcel Souza, e mediada pelo diretor da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás, prof. Marcelo Granato.

De acordo com Souza, por meio do Cheque Mais Moradia, são disponibilizados R$ 3 mil em equipamentos para cada residência. As casas ganham um kit solar e lâmpadas led, que têm baixo consumo de energia. “Também ministramos cursos de capacitação para que os moradores possam trabalhar com essa tecnologia e se conscientizar quanto ao consumo racional”, ressalta.

Ainda de acordo com o engenheiro, o desafio, hoje, é viabilizar financeiramente o projeto, que nasceu em 2015. “Na época, a Agehab se sensibilizou com o aumento da tarifa de energia, que faz principalmente a população de baixa renda sofrer”, explicou.

O presidente da Agehab, Luiz Stival, ressaltou a importância desse diálogo entre o órgão e a universidade, no evento comunitário. “A Jornada é muito importante porque estão aqui os acadêmicos, os professores, e nós buscamos essa interação com as universidades”, frisa.

O deputado federal Marcos Abrão, ex-presidente da agência e idealizador do Casa Sustentável, e a senadora Lúcia Vânia, que viabilizou as verbas para execução do projeto, também estiveram na apresentação.

O evento

A Jornada da Cidadania mobiliza mais de 3 mil voluntários: é o maior evento comunitário da PUC Goiás realizado em conjunto com a Arquidiocese de Goiânia, de 24 a 27 de maio, no Câmpus II da universidade, incluindo as estruturas do Centro de Convenções PUC, Memorial do Cerrado e Complexo Poliesportivo.

Com a parceria do poder público, a instituição oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, cultura, educação e cidadania durante a programação, que inclui a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, para a população carente da Região Metropolitana de Goiânia.

O público poderá contar com serviços gratuitos como exames, vacinas, expedição de documentos, assistência jurídica, doação de plantas, entre outros, nos três primeiros dias do evento. No dia 27, a Feira da Solidariedade e o Memorial do Cerrado estarão abertos para visitas.

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.