Projeto Alfadown celebra o encerramento do semestre letivo

O Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS) realizou um evento para encerrar o semestre letivo do projeto Alfadown, na tarde da última quarta-feira, 28, no hall de convivência da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

A atividade objetiva celebrar os resultados conquistados por voluntários e educandos ao longo dos últimos 4 meses, estimulando a confraternização de todos os envolvidos.

Durante o período, cerca de 20 voluntários e 12 educandos, divididos em 6 grupos, participaram de ações de inclusão e autonomia, tendo como enfoque o tema “Corpo em movimento”. Alunos de fisioterapia, psicologia, direito e de outras universidades trabalharam vários subtemas dentro da temática, desde a prática de pilates à diferentes ritmos de dança.

“Através do tema ‘Corpo em movimento’, nós trabalhamos a percepção que as pessoas com Síndrome de Down têm do próprio corpo e a importância de ele estar em movimento. O voluntário do projeto não está aqui para o educando, mas com ele. A proposta é que eles façam um trabalho em conjunto, e assim foi durante o semestre”, comenta a coordenadora do Alfadown, Luciana Novaes.

Estudantes do curso de Nutrição também estiveram presentes e realizaram uma atividade prática e didática com os educandos e seus pais, ao demonstrar a diferença entre uma alimentação saudável e uma nociva para o corpo humano.

Calouro do curso, Vandaike Julio citou a importância de o graduando ter contato com projetos de extensão logo no início da vida acadêmica. “É fundamental trazer para a prática, logo no primeiro período, o que nós aprendemos em sala de aula, não são todas as instituições que têm essa interação, acho que esse é o maior diferencial”, afirma.

Ao final do evento, pais, educandos, voluntários e coordenadores se juntaram para realizar uma aula de zumba, dança latina que integrou o calendário de atividades no final do ano.

Sobre o projeto

Criado em 2003, o projeto Alfadown faz parte do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), sendo ele um programa permanente de extensão. Suas atividades priorizam o desenvolvimento do indivíduo com Síndrome de Down, auxiliando na alfabetização e letramento de crianças a partir de sete anos, jovens e adultos. Além de estimular a sua inclusão na sociedade através de atividades recreativas e práticas.

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom