Projeto Alfadown abre semestre com foco nas habilidades sociais

O Projeto Alfadown da PUC Goiás teve início oficial nesta quarta-feira, 14, com a presença de alunos, pais, voluntários e educandos. O encontro, que aconteceu na Área 2, contou com mais de 60 inscritos nos períodos matutino e vespertino e foi voltado para o desenvolvimento de habilidades sociais entre os alunos.

O projeto, ligado ao Programa de Referência em Inclusão Social (Pris/Cdex/Proex) da PUC Goiás, é voltado ao auxílio de pessoas com Síndrome de Down e possui hoje cerca de 40 voluntários de diversos cursos da instituição, como Psicologia e Fonoaudiologia.

A coordenadora do projeto Juliana Hannum afirma que os voluntários são muito importantes para o projeto. “São eles que desenvolvem as atividades com os nossos educandos, eles foram capacitados durante o mês de agosto e agora estão colocando em prática tudo que aprenderam conosco.”

Durante a programação, as atividades aconteceram simultaneamente, divididas entre desenvolvimento de habilidades sociais (alunos), atividades no laboratório (educandos e voluntários), e o grupo educativo de pais, que segundo Hannum, é fundamental para o desenvolvimento. “É de suma importância o grupo de pais, por exemplo. Hoje estamos focando no desenvolvimento de habilidades, então, temos atividades adaptadas para cada idade, e grupo. Esta mesma informação, que nós passamos para os alunos, levamos aos pais também, dando continuidade a atividade coletiva”.

A voluntária Gessyca Karolynne, 8° período de Direito, atua pela sexta vez no Alfadown. “Eu sou apaixonada pelo projeto, estou aqui desde 2014. Cada vez que venho são experiências novas, pessoas novas, então você acaba criando um vínculo com o projeto. Para mim, eles estarem aprendendo o que eu estou ensinando, é uma satisfação muito grande, um crescimento pessoal”. (Texto Larissa Domingos)