Programas terão bolsas para futuros professores

Dois programas importantes garantem a formação de professores na PUC Goiás e vão receber bolsas oferecidas pela própria instituição. Antes mesmo do diploma, os futuros professores de Pedagogia, Letras, Educação Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas, Filosofia, Física, História e Geografia podem se dedicar ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), nos quatro primeiros períodos, e ao Programa de Residência Pedagógica, nos últimos períodos.

Em contrapartida às bolsas oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a universidade oferecerá 36 bolsas que fortalecerão a formação dos professores. Cada bolsa tem validade de 18 meses e os estudantes deste período já foram selecionados.

No Programa de Residência Pedagógica, que foi aberto este ano,as bolsas serão divididas em quatro projetos: Alfabetização com estudantes de Pedagogia, Corpo e Natureza, Ciências Exatas e Natureza.  mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível de Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação. O objetivo é garantir o aperfeiçoamento da formação dos professores, além de contribuir para transformar a realidade nas escolas públicas atendidas pelos projetos, em especial dos alunos.

Já no PIBID, que funciona há uma década na PUC Goiás, os estudantes podem participar de três projetos: Alfabetização, Ensino de Ciências Exatas e Linguagens. As bolsas oferecidas pela PUC Goiás são contrapartida ao oferecimento do governo, além da estrutura física, dos professores e da orientação aos estudantes. “É fundamental que tenhamos estes programas com fomento da Capes, com foco na formação de professores, porque esta é uma necessidade escancarada no Brasil”, explica a professora Sandra Longhin, coordenadora institucional do Pibid da PUC Goiás.