Programação tem festival de bandas marciais

A Jornada da Cidadania da PUC Goiás recebe um festival de bandas marciais de escolas de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. Na tarde deste primeiro dia de evento, 24, a Corporação Musical Marista Sul, de Aparecida, abriu as apresentações, trazendo ao Centro de Convenções PUC cerca de 70 alunos.

O coreógrafo da agremiação, David Hallyson, explica que os estudantes se revezam em quatro funções: mór, balizas, pavilhão nacional e banda marcial. “É um trabalho para integrar os alunos com a escola, uma formação voltada para a música e para a dança, mas também para afastar essas crianças e adolescentes da rua”, frisa.

Estudante do 9º ano, Emerson Ferreira, 15 anos, está na banda marcial há um ano. Hoje, está na função de mór, orientando os músicos. O objetivo é se tornar um dos balizas – membro que fica a frente da fanfarra executando coreografias. “Nós aprendemos muitas coisas, nos ajuda na escola, porque os professores falam sobre educação e como se portar em grandes eventos, como esse”, relata.

O evento

A Jornada da Cidadania mobiliza mais de 3 mil voluntários: é o maior evento comunitário da PUC Goiás realizado em conjunto com a Arquidiocese de Goiânia, de 24 a 27 de maio, no Câmpus II da universidade, incluindo as estruturas do Centro de Convenções PUC, Memorial do Cerrado e Complexo Poliesportivo.

Com a parceria do poder público, a instituição oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, cultura, educação e cidadania durante a programação, que inclui a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, para a população carente da Região Metropolitana de Goiânia.

O público poderá contar com serviços gratuitos como exames, vacinas, expedição de documentos, assistência jurídica, doação de plantas, entre outros, nos três primeiros dias do evento. No dia 27, a Feira da Solidariedade e o Memorial do Cerrado estarão abertos para visitas.