Programação discute atuação profissional dos farmacêuticos

Em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, a PUC Goiás sediou a abertura da Semana do Farmacêutico, nesta segunda-feira, 25, no Auditório 2 da Área 2 da instituição. Programação que segue até o dia 29 comemora o Dia Internacional do Farmacêutico e discute os desafios e as mudanças da atuação profissional do setor.

Na abertura, a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia, Lorena Baia, enfocou a importância do farmacêutico para a melhoria dos resultados terapêuticos e para a qualidade de vida. “Esta é uma oportunidade de refletir sobre os acontecimentos que impactaram a profissão nos últimos quatro anos”, explicou ela aos convidados sobre os temas que mostram as diversas áreas de atuação.

Atualmente, são mais de 70 áreas de atuação para o farmacêutico. “O que a gente quer é levar informações qualificadas para os farmacêuticos e para os acadêmicos para que a sociedade tenha, cada vez mais, atendimento e um cuidado mais efetivado com segurança e qualidade”, afirmou Lorena.

O evento foi aberto com a palestra O impacto das novas diretrizes curriculares nacionais na formação farmacêutica, com a professora da Universidade Federal de Goiás, Eula Maria de Melo Barcelos Costa. O enfoque foi a formação em Farmácia.

Na PUC Goiás, o curso criado há cinco anos já formou as primeiras turmas. Para o professor Vinícius Barreto, coordenador de Farmácia da instituição, a programação traz importantes atualizações para docentes e estudantes e mostra a importância da formação profissional. Além disso, ele ressaltou a repercussão do curso de Farmácia na PUC Goiás com grandes parcerias e inserção no mercado goiano.

Antes do início oficial da programação, Conselho com alunos voluntários de várias instituições, incluindo da PUC Goiás, realizou nos dias 23 e 24, no Shopping Passeio das Águas e no Parque Vaca Brava, atendimentos sociais com aferição de pressão, teste de glicemia e orientação sobre uso correto dos medicamentos. Foram 1.200 pessoas atendidas durante todo o final de semana.

Palestras e minicursos gratuitos serão oferecidos para profissionais e estudantes durante toda a semana, no Auditório 2 da Área 2. Confira abaixo a programação:

Das 14h às 17 horas

Estética

Palestra: Cuidados Farmacêuticos nas Disfunções Estéticas

Ministrante: Nássara B.Mesquita Oliveira.

Das 9h às 12 horas

Serviços Clínicos

Palestra: Pensando fora da caixa: Serviços farmacêuticos clínicos.

Ministrante: Mércia Pandolfo Provin;

Palestra: Atenção Farmacêutica na comercialização do auto teste de HIV em Drogarias

Ministrantes: Ângela Argolo e Tatyana Xavier A. Matteucci Ferreira.

Das 18h às 21 horas

Indústria

Palestra: As oportunidades para o Profissional Farmacêutico na Indústria – Como fazer carreira nesse setor que se expande com ou sem crise?

Ministrante: Ismael Rosa.

Das 18h às 21 horas

Farmácia Hospitalar

Fórum: Gestão em Farmácia Hospitalar.

Conferencistas: Maria Viviany de Moraes Claudino,  Eterno Ribeiro, Rafael de Sales Matto e Mirtes Barros Bezerra.

Das 9h às 13h (Teoria)

Das 14 às 18h (1ª Turma Prática)

Curso de técnicas de aplicação de medicamentos injetáveis e vacinas.

Ministrante: Beatriz Lott.

Fotos: Weslley Cruz