Programa de Pós-Graduação em Psicologia realiza treinamento sobre ReQualify

Pesquisadores da PUC Goiás participaram, na tarde desta terça-feira, 27, de um treinamento sobre o uso do ReQualify, ferramenta inovadora que utiliza inteligência artificial para transcrição e análise de dados qualitativos.
A atividade foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) e ministrada pelo professor Leonardo Martins, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC Rio e desenvolvedor da plataforma.
A professora Daniela Zanini, docente do PPGP e responsável pela organização do evento, destacou a importância da atividade como um espaço de atualização metodológica para os pesquisadores da instituição. “Nós conversamos com o desenvolvedor de um programa de análise qualitativa dos dados que se denomina ReQualify e que, além das tecnologias anteriores, também usa o recurso da inteligência artificial na análise dos dados qualitativos em pesquisa”, explicou.
Para ela, a iniciativa amplia as possibilidades de atuação dos pesquisadores, sejam eles dedicados a investigações qualitativas ou quantitativas. “É uma oportunidade de expandirmos nossos olhares como pesquisadores, desenvolvendo delineamentos metodológicos mais robustos e potentes, capazes de captar a riqueza dos dados qualitativos que temos em nossas pesquisas”, ressaltou Daniela.
IA desenvolvida com rigor científico
Durante o treinamento, o professor Leonardo Martins apresentou as principais funcionalidades do ReQualify e refletiu sobre o impacto da inteligência artificial no campo das metodologias qualitativas. “Hoje há uma convergência muito clara: esses novos modelos de linguagem aplicados à pesquisa qualitativa podem trazer resultados muito semelhantes ao que obtínhamos anteriormente, mas que demandavam muito tempo e esforço, principalmente no processo de transcrição e análise de materiais como entrevistas, vídeos e áudios”, observou.
Leonardo explicou que, com a automação desses processos, é possível agilizar etapas fundamentais da pesquisa, sem comprometer a qualidade. “Os dados qualitativos, como entrevistas, conversas e narrativas, muitas vezes acabam ficando de lado, enquanto priorizamos planilhas e números que não representam a complexidade das relações humanas. A pesquisa qualitativa traz esse olhar mais compreensivo, mas sempre foi muito custosa. Com o ReQualify, conseguimos transcrever, organizar ideias principais e iniciar a análise de maneira mais rápida, gerando insights importantes”, analisou.
O docente reforçou ainda que o ReQualify foi concebido como uma plataforma voltada especificamente para o apoio à pesquisa qualitativa no contexto acadêmico. “É uma ferramenta desenvolvida com o rigor científico necessário para produzir análises seguras e confiáveis, diferente de soluções criadas para outras finalidades. Estou muito contente de poder compartilhar esse conhecimento com os pesquisadores da PUC Goiás e contribuir para o fortalecimento das práticas de pesquisa qualitativa”, concluiu.
A atividade também reforçou a parceria entre programas de pós-graduação de diferentes instituições do país, especialmente no âmbito das pontifícias universidades católicas, como a PUC Goiás e a PUC RJ.
Fotos: Weslley Cruz