Programa de Monitoria comemora 50 anos

Estimular o aprendizado dos estudantes ao promover uma excelência acadêmica única e enriquecedora é o objetivo do Programa de Monitoria da PUC Goiás, que celebra no dia 21 de setembro, 50 anos de existência.

Para solenizar o seu quinquagenário, docentes, orientadores e monitores serão recepcionados no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, às 8 horas, para uma série de homenagens aos atores que fizeram parte da história do Programa.

Os interessados devem fazer a sua inscrição no link forms.office.com/r/BS9HY3PxVh

Sobre o Programa

A Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria e Egressos (CAEME), desenvolve semestralmente etapas de qualificação para a formação acadêmica dos estudantes. Além de aprimorar habilidades pedagógicas essenciais aos docentes.

Essas etapas caracterizam-se como os pontos de engrenagem do Programa de Monitoria, iniciado antes do final de cada semestre; a partir da divulgação do cronograma dos processos seletivos, que podem ser acompanhados pelo aluno através do link https://sites.pucgoias.edu.br/ensino/caeme/processos-seletivos/ .

O resultado dos processos é divulgado pelo respectivo curso de graduação do candidato por meio das redes sociais, site, sala Teams e murais. Em seguida, os candidatos aprovados devem assinar o Termo de Compromisso de Monitoria, que pode envolver bolsas de 8, 6 e 4 horas semanais; ou de forma voluntária

Ao final da fase burocrática, cada monitor é submetido às reuniões de acolhimento dispostas pela CAEME e coordenadores do Programa, responsáveis por fornecer orientações detalhadas sobre a Política e Regulamento da Monitoria.

No final do período letivo, inicia-se as avaliações dos monitores, realizadas por seus docentes. Os participantes aprovados na avaliação devem receber certificados, podendo ser usados no currículo, concursos públicos, programas de residência e em outros processos seletivos.

Cada etapa assegura a transparência, eficácia e qualidade do Programa de Monitoria na PUC Goiás, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para os graduandos monitores quanto para aqueles que recebem seu apoio acadêmico.

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom