Programa de Intercâmbio atrai acadêmicos em busca de experiência internacional

A oportunidade de cursar um ou dois semestres acadêmicos da graduação pela PUC Goiás em um país estrangeiro é algo que atrai as atenções de muitos estudantes da instituição.

O objetivo da iniciativa é ampliar e enriquecer a formação acadêmica dos alunos, permitindo, assim, que estes experimentem um sistema educacional diverso, com a possibilidade de aproveitar créditos obtidos no exterior.

Convênios com universidades estrangeiras

Decorrente de acordos de cooperação nas áreas acadêmica e científica mantidos com diversas instituições de ensino superior (IES) estrangeiras, a PUC Goiás se compromete a receber os estudantes das IES estrangeiras conveniadas, isentando-as de mensalidades acadêmicas.

Em contrapartida, as IES estrangeiras se comprometem a receber os estudantes da PUC Goiás nas mesmas condições. O programa possui, portanto, caráter meramente cooperativo, e não comercial.

Como funciona o intercâmbio?

O intercâmbio não é transferência e, até o presente momento, não confere ao estudante que fez a mobilidade, qualquer tipo de título, diploma ou certificado por parte das IES estrangeiras (dupla titulação).

Completado o período de estudos, a IES conveniada expedirá um histórico, discriminando as disciplinas cursadas, bem como o desempenho e os créditos obtidos em cada uma delas (aqueles que forem aproveitados, serão lançados no histórico da PUC Goiás como aproveitamento disciplinas).

Atualmente, encontram-se vigentes cerca de 70 convênios, com 17 países diferentes, mas os mais procurados para mobilidade são: Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Chile, em função da língua, como explica o docente Paulo Gonzaga, que, além de professor adjunto, é assessor de Relações Internacionais da PUC.

Os editais para o programa de mobilidade presencial são publicados duas vezes ao ano: em março, para aqueles alunos que desejam ir no segundo semestre, e no início de setembro, para quem tiver a intenção de embarcar em fevereiro.

Pré-requisitos

O professor esclarece que para ser considerado apto para fazer a mobilidade, o estudante precisa atender aos seguintes critérios:

• Ter cursado, pelo menos, dois semestres do curso de graduação da PUC. O estudante também não pode estar matriculado(a) no último período do curso.
  • Média global igual ou superior a 7 (a depender da instituição de destino, pode ser exigida nota superior), e, no máximo, uma reprovação.
  • Fluência na língua do país de destino.

Experiência de intercâmbio em Portugal

Luiz Henrique Ribeiro é jornalista egresso da PUC Goiás e, atualmente, trabalha com assessoria política. Contemplado com a Bolsa Universitária do Santander, ele fez intercâmbio em 2019 na Universidade do Porto, em Portugal.

O intercâmbio sempre foi um sonho em sua vida, desde antes de ingressar na universidade e ele enfatiza que a sua experiência foi muito além da universidade. O fato de ser estudante em país estrangeiro possibilitou inúmeras experiências, dentre elas, conhecer diversos países e cobiçados pontos turísticos mundiais com preços muito aquém dos praticados no mercado.

“Eu tive a oportunidade de conhecer Portugal, onde eu morei; Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Inglaterra, República Tcheca, Áustria, Hungria, Polônia, Itália, Eslováquia e a África (Marrocos, no meio do deserto do Saara)”, relata.

Com a carteirinha da Universidade do Porto, o estudante teve acesso a muitos museus e pontos turísticos sem pagar, como, por exemplo, o Museu do Louvre (Paris) e o Museu do Prado (Madri). Não só isso: o fato de ser estudante dá direito a desconto em passagem aérea e até bilhete de ônibus grátis.

Intercâmbio remoto

Para quem não pode participar de modalidade presencial, o intercâmbio remoto é uma tendência desde a pandemia da Covid-19, já que possibilita uma experiência internacional sem sair de casa.

Ciente dessa demanda, a PUC tem convênio com a Universidade Central do Chile, para o formato de intercâmbio virtual e estuda outras parcerias para oferecer aos acadêmicos da PUC Goiás novas experiências de mobilidade.

De acordo com o prof. Paulo, a Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (Oducal), da qual a PUC é filiada, está com uma série de plataformas de mobilidade e de cursos para professores, estudantes e funcionários administrativos totalmente on-line.

“A Oducal vai proporcionar parceria para mestrados, pós-graduação e graduação, tudo remotamente, para que o nosso aluno não saia daqui e adquira essas vantagens que o intercâmbio e a internacionalização podem oferecer”, explica.

Contato

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3946-1239.

(Foto: Wagmar Alves)