Programa de Formação Continuada reúne professores

A fase final do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos, de iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), teve início na manhã desta quarta-feira, 12, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, e continua até o dia 20 deste mês, com colóquios específicos. O momento foi conduzido pela pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida, que destacou a relevância da constante qualificação dos professores da instituição ao rever suas práticas pedagógicas, tendo em vista as novas gerações.

O projeto teve início no segundo semestre do ano passado e contempla todo o corpo docente da universidade, composto por cerca de 1500 professores. Até hoje, 900 docentes já participaram da formação que foi realizada em diversas etapas, para grupos específicos. “O professor universitário tem que unir a formação sólida dele no campo da ciência, das técnicas, e, por outro lado, tem que estar preparado no campo da pedagogia universitária. Nós temos a obrigação de conhecermos e apropriarmos deste universo, porque só assim, de fato, enfrentamos os desafios para o ensino e formação das novas gerações”, ressaltou a gestora.

Ela também enumerou outras estratégias da universidade, por meio da realização de eventos que visam trazer questões referentes à docência universitária, como a Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), realizada semestralmente e o Seminário de Excelência no Ensino de Graduação. A coordenadora de Apoio Pedagógico da instituição, profa. Luciana Machado, também informou que até o dia 20 diversos colóquios pautam esse momento de reciclagem e partilha. Serão discutidas as atividades externas das disciplinas, planos de ensino, metodologias ativas, sistemas de avaliação entre outros assuntos relacionados ao universo docente.

Fotos: Wagmar Alves