Programa de Formação Continuada foca no tema avaliação

O Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos da PUC Goiás começou nova etapa com Curso de Avaliação de Aprendizagem, nesta terça-feira, 2 de abril. A formação foi ministrada pelos professores doutores Eliane Silva e Renato Barros de Almeida, da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

A abertura foi realizada pela pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes, que falou da importância da formação para toda a instituição. “Neste semestre, nosso foco é a avaliação como parte do processo ensino aprendizagem. Então a gente parte de uma discussão conceitual do que é a avaliação, sabendo que ela não pode estar apartada da metodologia de ensino”, reafirmou a pró-reitora, lembrando ainda a importância do programa, que já ocorre há 21 anos para além das exigências do Ministério da Educação.

Segundo a professora Eliane, o principal objetivo do curso é examinar o processo de avaliação da aprendizagem em uma perspectiva crítica e a partir de novas abordagens. Ela lembrou que para a maioria dos presentes as metodologias ativas passaram a ser uma realidade depois que já tinham ingressado na docência, mas que, mesmo assim, se tornaram aliadas ao processo do ensino.

Professora Luciana Machado, coordenadora de Apoio Pedagógico da Prograd, o curso será a primeira etapa da formação neste semestre, mas continuará após os seis encontros semanais. Nesta primeira etapa, foram escolhidos 12 professores por Escola da universidade. Após a discussão do processo de avaliação dentro do Plano de Ensino da PUC, os professores participantes serão multiplicadores nas próprias Escolas juntos aos demais professores. Segundo Luciana, esta continuidade será acompanhada pela Prograd.

Fotos: Weslley Cruz