Programa de Estágio contempla 5.673 estudantes

A Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores (Caeme), criada em 2016, é vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da PUC Goiás e tem como missão desenvolver ações para a qualificação dos Programas de Estágio e Monitoria, o acompanhamento de egressos e a institucionalização das empresas juniores.

Dentre os objetivos da Caeme está assegurar o cumprimento da Lei de Estágio (Lei n. 11.788/2008) e da Política e Regulamento de Estágio da PUC Goiás.

O Programa de Estágio tem 5.673 estagiários cadastrados, nas modalidades obrigatório e não-obrigatório, além de 4.060 campos de estágios para os cursos presenciais e EaD.

Só no semestre de 2022/1 foram celebrados 119 convênios de estágio e outros foram renovados (Defensoria Pública, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Santa Helena, Hospital Santa Mônica, etc), além de viabilizar convênios com outros tribunais, a exemplo do TRE. Também foram feitas parcerias com órgãos públicos e privados para a organização e execução da I, II e III Feira de Empregos, que fez 1.569 atendimentos ao público.

A I Feira de Estágio, por si só, foi responsável por 641 atendimentos e 182 estudantes encaminhados para estágios não-obrigatórios.

Balanço

Sobre os ganhos trazidos pela Feira, a professora Marília Rabelo, coordenadora de Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Júniores (Caeme), disse: “Nós tivemos um retorno bastante positivo com a disponibilização de muitas vagas de estágio, com a oferta de cerca de 680 atendimentos em um dia de Feira”, destaca.

O evento teve, além dos atendimentos, palestras, oficinas e orientações aos estudantes sobre diversos temas relacionados à qualificação dos estudantes, entre eles, qual postura adotar durante uma entrevista e qual é a melhor forma de se elaborar um currículo: “Foi uma oportunidade que o aluno teve de se qualificar um pouco mais para uma oferta de vagas, de aprender sobre marketing pessoal e como utilizá-lo a seu favor nas mídias sociais”, cita a professora.

A II Feira de Estágio está programada para agosto, em comemoração ao Dia do Estagiário e do Estudante.

A professora comemorou os números apresentados e falou também sobre o Prêmio IEL de Estágio: “Para fechar com chave de ouro nosso programa, nós vamos ter o prêmio IEL de estágio, cujas inscrições estão abertas até 07/08, com a finalidade de premiar os projetos inovadores, que são aqueles projetos dos estudantes que estão em campo, realizando alguma atividade que tem feito a diferença naquela comunidade, naquele grupo”, explica.

Para participar da premiação, o estudante deve acessar a página do IEL , ler o regulamento e fazer a inscrição.