Programa de Direitos Humanos realiza curso sobre cinema para professores

O Programa de Direitos Humanos (PDH), em parceria com a Gerência de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), realiza o curso Cinema em Debate, para a Formação em Educação, Direitos Humanos e Cidadania de professores da rede Municipal de Educação de Goiânia. O curso é gratuito e tem por objetivo discutir temas como a educação em direitos humanos, cidadania, casos de violências e violações, preconceitos e discriminações raciais, de gênero e de orientação sexual, a partir de análises de produções cinematográficas.

A carga horária é de 60 horas, com quatro módulos ministrados pelas coordenadoras dos programas de Direitos Humanos (PDH), Educação e Cidadania (PEC), Interdisciplinar da Mulher (PIMEP) e de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (PROAFRO). Todos são programas ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX) da PUC Goiás.

Cine debate

De acordo com a coordenadora do PDH, Núbia Simão, “cada Programa realizará dois encontros, um teórico e outro de apreciação cinematográfica em um cine debate, com a apresentação de um filme com uma abordagem relativa aos temas e conceitos fundantes pertencentes aos respectivos módulos. Os professores farão um registro do percurso formativo dos estudos desenvolvidos nos quatro módulos”. Como atividade final, o cursista deverá apresentar uma carta com o registro das reflexões advindas do percurso formativo realizado no decorrer das aulas.

O curso vai até o fim do ano e os encontros para discussão teórica e cine debates já começaram. Em junho será realizado um encontro para discussão teórica. O encontro do mês de agosto vai contar com a apresentação do filme Crianças invisíveis (2006), dos diretores Kátia Lund, Stefano Veneruso, Jordan Scott, Mehdi Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Ridley Scott e John Woo, que traz a história de sete crianças pobres de vários países. Outro filme para análise será Sorriso de Monalisa (2003), do diretor Mike Niwell, com debate marcado para o mês de outubro. O filme mostra a determinação de uma professora de história da arte da Wellesley College, nos Estados Unidos, em confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição.

Finalizando as atividades, em dezembro, ocorrerá o cine debate sobre o filme Barba, cabelo e bigode (2022), dos diretores Rodrigo França e Letícia Prisco, sobre um rapaz que tenta salvar o salão de beleza da mãe criando cortes de cabelo diferentes, na periferia carioca. A realização do curso é fruto de um termo de cooperação técnica entre a PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Texto: Eliani Covem, Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.