Professores lançam livro sobre biomas brasileiros

O Programa Socioambiental e de Economia Solidária (Prosa) da PUC Goiás lançou na manhã desta segunda-feira, 27, na Sociedade Goiana de Cultura (SGC), o livro Os biomas brasileiros e a defesa da vida, dos professores Sarah Amado e Diego Tarley Nascimento. A obra é resultado de palestras ministradas pelos docentes sobre a Campanha da Fraternidade 2017, que aborda o tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida. As atividades foram realizadas em diversas paróquias da capital goiana, além de todas as escolas da instituição. “Queremos divulgar o tema e conversar com toda a população para as pessoas mudarem seus hábitos”, almeja a coordenadora do Programa, profa. Helaine Resplandes.

A tiragem impressa é limitada, todavia o livro está disponível para download neste link, e segundo Sarah, o público-alvo são os professores e acadêmicos da PUC, além de servir como fonte de informação nas escolas onde o Programa aplica suas atividades de educação ambiental. “Focamos em cada um dos seis biomas brasileiros tanto a questão da Biologia, como Geografia: falamos sobre clima, solo, vegetação, biodiversidade, recursos naturais e um pouco sobre a população de cada bioma”, explicou.

Segundo Diego, o livro é uma adaptação do conteúdo divulgado nas palestras, juntamente a pesquisas de dados coletadas por voluntários do Prosa: “é um trabalho colaborativo, que traz uma linguagem acessível, mais lógica e objetiva para os leitores. O livro, como material concreto, tem um maior raio de atendimento”, enfatizou.

A obra,  contemplada com edital da Editora Kelps, tem 46 páginas e traz apresentação do prof. Roberto Malheiros, do Instituto do Trópico Subúmido (ITS), que é parceiro do Prosa em suas ações de educação ambiental.