Professores lançam Atlas Escolar Geográfico de Goiás na universidade

Professores, alunos, familiares e convidados dos autores do primeiro Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural do Estado de Goiás (Editora C&A Alfa Comunicação) acompanharam ontem, 4, o lançamento do livro, no Hall da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário.

Assinado pelos professores Nicali Bleyer (PUC Goiás), Diego Tarley (PUC Goiás / UEG) e Míriam Aparecida Bueno (UFG), o livro é voltado para alunos da segunda fase do Ensino Fundamental e trabalha temáticas da Geografia, como solo, clima, relevo, hidrografia, entre outras.

“É o primeiro material nesse sentido voltado para crianças”, frisou a professora Nicali Bleyer, do curso de Geografia, que coordenou a pesquisa. Segundo ela, o trabalho inicial, que durou três anos, continua agora com a avaliação da recepção do material nas escolas, até o próximo ano. A expectativa é que as propostas de atividades pedagógicas sejam adequadas após o feedback dos professores.

Para o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da universidade, professor Romilson Siqueira, o lançamento representa mais um passo dado pelo curso de Geografia, que vem se consolidando como “um espaço de produção coletiva”.

Coordenadora do curso, a professora Ângela Dantas, destacou a representatividade do lançamento para a universidade. “É uma noite de muita importância para a Escola, para a PUC e para o curso de Geografia. É o momento de consagrar esse trabalho tão significante para docentes e discentes”.

Ao todo, além dos três professores-autores, participaram do trabalho outros 13 alunos do curso de Geografia, desenvolvendo pesquisas sobre os temas discutidos. Os estudos resultaram em publicações de artigos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Durante o lançamento, o livro pode ser adquirido pelo preço promocional de capa de R$ 68. Os interessados também podem fazer o pedido diretamente pelo site editoraalfa.com.br. Negociações com a rede pública de ensino já estão ocorrendo para a inclusão do material nas salas de aula.

Fotos: Wagmar Alves