Professores e ex-professores são homenageados na Câmara pelo Dia do Fonoaudiólogo

O Dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 09 de dezembro, rendeu ensejo a uma homenagem antecipada para professores e ex-professores da PUC Goiás, na manhã desta segunda-feira, 04, na sede da Câmara Municipal de Goiânia. É a terceira vez que a categoria é reconhecida por iniciativa de uma proposta do vereador Denício Trindade. Dessa vez, 135 profissionais foram homenageados.

Para a professora Sílvia Maria Ramos, coordenadora do curso de Fonoaudiologia, a homenagem é um justo reconhecimento aos profissionais que atuam nas diversas áreas da fonoaudiologia: “Ficamos muito felizes, inclusive, por termos aqui, entre professores e ex-professores, ex-alunos, egressos que hoje são profissionais que são destacam no Estado de Goiás”, comemorou.

Compondo a mesa dos trabalhos, a presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região (GO-DF-MT-MS-TO), Christiane Camargo Tanigute, destacou que oportunidades como essa, em que se recebe uma homenagem numa casa de leis pelo exercício da função de uma classe profissional, oportuniza também reivindicar pretensões e expor vulnerabilidades, já que dentro da sociedade a função exercida pelo fonoaudiólogo é importantíssima, entretanto, não recebe do Estado a devida importância: “Nós temos hoje, em nível municipal, dentro do SUS, uma assistência muito reduzida para a fonoaudiologia. A atenção primária e secundária está praticamente esquecida. A terciária a gente ainda consegue atender porque acaba sendo urgência”, relatou.

Outro dado preocupante trazido pela presidente do Crefono 5 é que a deficiência de profissionais atinge também a rede da educação, principalmente na parte de prevenção: “Atualmente são muitos os casos de diagnóstico de déficits de atenção e de pacientes com autismo. A fonoaudiologia e o trabalho que podemos desempenhar em favor dessas pessoas anda junto da inclusão e a atenção a pessoas com deficiência”, afirmou.

Também compondo o dispositivo, a reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi disse sentir-se honrada por ver a PUC Goiás receber mais essa homenagem, dessa vez, destinada ao curso de Fonoaudiologia, que, além de renome e excelência, já tem 37 anos de criação e presta serviços relevantes para a sociedade goiana, especialmente por colaborar com a inclusão social das pessoas com deficiências, o que vai ao encontro dos princípios e valores da PUC Goiás.

Estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal de Goiânia familiares e amigos dos homenageados, que prestigiaram a homenagem.

Fotos: Wagmar Alves