Professores de Medicina são homenageados na Câmara

Docentes do curso de Medicina da PUC Goiás foram condecorados com diploma de honra ao mérito na noite desta terça-feira, 10, em sessão especial que comemorou o Dia do Médico, na Câmara de Goiânia. O plenário Trajano Guimarães ficou lotado com profissionais, familiares e autoridades. Ao todo, 100 médicos foram homenageados.

Com uma trajetória iniciada na PUC Goiás ainda na graduação, o prof. Alex Costa Silva se disse honrado com o diploma. “Minha vida acadêmica foi toda na PUC: Biomedicina, mestrado e Medicina. Me sinto honrado com esse reconhecimento de todo período que estamos atuando”, disse ele, que ministra as disciplinas clínica médica e psiquiatria da infância e da adolescência.

Orientador de duas Ligas Acadêmicas – a de dor e a do cérebro – o prof. Ledismar José da Silva explica que “a docência é o caminho para a formação médica”. Segundo ele, as entidades estudantis são ferramentas para abordar outros campos de atuação.

Já o prof. Wellington José dos Santos ressaltou o papel fundamental dos estudantes na melhoria da profissão. “Quando estamos em sala de aula, o aluno nos demanda a renovar a cada dia sobre o conhecimento, por isso, sempre trazemos novidades para o curso”, explica.

Também foram homenageados os professores Robson Paixão de Azevedo, Glaydson Jerônimo da Silva e Leonardo Reis Mariano.

Reconhecimento

Médico, o vereador Paulo Daher foi um dos propositores do evento. Para ele, a homenagem “reconhece os profissionais que transformam a suas vidas em verdadeiro sacerdócio para salvar outras vidas.”

Também idealizador da sessão especial, o vereador Wellington Peixoto, citou o papel fundamental do médico para o atendimento aos goianienses. Ele destacou a participação dos professores para a formação de novas gerações de profissionais na Medicina. “É uma forma de homenagear esses guerreiros, que trabalham muito pelos goianienses. Os docentes são responsáveis por passar suas experiências para futuros médicos, sobretudo [os docentes] da PUC Goiás, que tem trabalhado pela educação”, afirmou.

O curso

O curso de Medicina da PUC Goiás tem mais de uma década de vida. O eixo teórico-metodológico da graduação envolve o tripé da atenção, gestão e atenção à saúde, a partir de uma formação humanística na relação médico-paciente.

A data

O dia 18 de outubro foi escolhido como o Dia do Médico, em homenagem ao nascimento de São Lucas, o protetor dos médicos e um dos apóstolos de Jesus, segundo a Bíblia. Ele escreveu um dos livros dos Evangelhos, que leva seu nome, e Atos dos Apóstolos. Neles, contou muitas histórias de Cristo, inclusive curas e milagres que presenciou.

São Lucas estudou medicina em Antioquia, atual Turquia, e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na carta aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.

(Com a colaboração de Patrick Wallison, estagiário de Jornalismo da Dicom)

Fotos: Wagmar Alves