Professores da PUC participam da COP23

Os professores José Antônio Tietzmann e Silva e Luciane Martins de Araújo, da Escola de Direito e Relações Internacionais da PUC Goiás, participaram de três side events realizados pelo Centro Internacional de Direito Ambiental Comparado (CIDCE), durante a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP23). O evento foi realizado em Bonn, na Alemanha, entre os dias 06 e 17 de novembro.

Além de organizadores de um dos side events, eles proferiram conferências sobre a questão urbana e as mudanças climáticas, o papel dos governos subnacionais brasileiros na luta contra as mudanças do clima, além da importância da proteção do cerrado. Os professores falaram ainda sobre a busca de maior efetividade do Acordo de Paris, tratado que rege medidas de redução de emissão dióxido de carbono a partir de 2020.

Os docentes participaram como observadores de sessões de negociação na COP23 e constataram a dificuldade em se avançar na proteção internacional dos sistemas climáticos.

Participação

Antes da COP23, Tietzmann proferiu fala sobre os 30 anos do acidente radiológico com o Césio 137, em Goiânia, no Fórum Social Mundial Antinuclear, realizado em Paris, entre os dias 02 e 04 de novembro.

Os docentes também estiveram no Academic Days on Open Government and Digital Issues, na Universidade Paris 1- Panthéon Sorbonne, onde abordaram o acesso à informação ambiental no Brasil, nos dias 14 e 15 de novembro.