Professora Ivoni Richter Reimer é homenageada na celebração dos 25 anos do PPGCR

Na abertura dos trabalhos da celebração do Jubileu de Prata do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Religião, a professora Ivoni Richter Reimer foi agraciada pela reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, com o brasão da universidade, na sala de defesas, localizada na Área 4.

Além de seu extenso e qualificado currículo, a professora Ivoni Richter Reimer obteve o primeiro lugar na Fapeg na categoria Pesquisadora Senior, na área das Humanidades, e ganhou o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, além disso, alcançou o terceiro lugar na categoria pesquisadora destaque, na subcategoria Ciências Humanas, razões que endossaram a concessão à ela do brasão da PUC Goiás, que é o mais alto símbolo de reverência e homenagem a professores e pesquisadores que se destacaram em suas áreas de atuação.

Ao falar sobre a homenagem, a professora Olga Ronchi ressaltou Ivoni Reimer como referência em ciências da religião e disse que a entrega da honraria é motivo de grande alegria para a academia.

A professora Ivoni Richter Reimer, por sua vez, salientou que apenas um ano separa sua atividade como professora da idade do programa: “Eu sou professora de ciências da religião há 24 anos e estou muito feliz em celebrar os 25 anos do PPGCR. Essa homenagem hoje me deixou muito emocionada e eu agradeço muitíssimo a PUC Goiás pelo apoio nos esforços realizados”, disse.

Prestigiaram a homenagem e fizeram uso da palavra, além da reitora, a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, Priscila Valverde de Oliveira Vitorino; o coordenador do PPGCR, professor Clóvis Ecco e a diretora da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), professora Rosemary Francisca Neves da Silva.

Um pouco mais sobre Ivoni Richter Reimer

Com trajetória e histórica acadêmica construída na PUC Goiás, especialmente na EFPH, a professora e pesquisadora Ivoni Richter Reimer tem registrado em seu currículo Lattes um total de 23 livros completos, 22 livros organizados, 98 capítulos em livros, 136 artigos completos em revistas científicas, 39 trabalhos completos em Anais de eventos, entre outros trabalhos técnico-científicos, além de tese publicada na Alemanha e traduzida e publicada em inglês.

A qualidade e a relevância de seus trabalhos, expressas nas publicações, reconstroem histórias de mulheres no cristianismo antigo, com repercussão para a vida de mulheres ainda hoje, motivo pelo qual se especializou em hermenêutica e exegese feministas de libertação, na interdisciplinaridade com História Cultural, Filosofia e Línguas Clássicas. Em perspectiva interseccional e de acordo com as novas demandas epistemológicas, socioambientais e de saúde, inter-relacionou questões higienoecológicas às questões de classe, gênero e etnia, contribuindo com perspectivas ecofeministas.

Fotos: Weslley Cruz