Professora da PUC Goiás recebe Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) premiou, no último dia 13 de março, no SESI Lab, em Brasília/DF, pesquisadores de todo o Brasil com o Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I  e o Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Johanna Döbereiner (3ª Edição). Durante o evento, a professora Ivoni Richter Reimer, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC GOIÁS, ficou em 3º lugar como Pesquisadora Destaque na Categoria Ciências Humanas. O trabalho dela foi indicado pela FAPEG.

A cerimônia de premiação aconteceu na abertura do 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP, e foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do CONFAP. O Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I foi outorgado a seis iniciativas das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional, e a novidade foi a outorga do Prêmio a um gestor inovador e um técnico inovador com atuação em agências de fomento à CT&I no Brasil.

O Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner foi outorgado a 15 pesquisadores e 3 profissionais de comunicação em seis categorias: Pesquisador(a) Destaque, nas subcategorias Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas; Pesquisador(a) Inovador(a), nas subcategorias Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público e Profissional de Comunicação.

A premiação foi concedida a pesquisadores(as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras. O prêmio também reconheceu a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade.

Em cada edição, o Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação recebe o nome em homenagem a um pesquisador ou pesquisadora com relevantes contribuições à CT&I nacional. Nesta terceira edição, o prêmio recebeu o nome da professora e pesquisadora Johanna Döbereiner, em memória (1924 – 2000).

A professora Ivoni Reimer foi prestigiada pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscilla Valverde e pelo professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Clóvis Ecco professora do Programa e coordenadora nacional da área de avaliação em Ciências da Religião e Teologia pela CAPES, Carolina Lemose pelo professor Haroldo Reimer, esposo da premiada e ex-reitor da UEG.

Confira lista dos premiados na 3ª edição do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner

Categoria Pesquisador(a) Destaque – Ciências da Vida:

– 1º lugar: Maria Fernanda Lima e Costa (FIOCRUZ MINAS) – Indicada pela FAPEMIG.

– 2º lugar: José Roberto Postali Parra (ESALQ/USP) – Indicado pela FAPESP.

– 3º lugar: Diogo Onofre Gomes de Souza (UFRGS) – Indicado pela FAPERGS.

Categoria Pesquisador(a) Destaque – Ciências Exatas:

– 1º lugar: Cid Bartolomeu de Araújo (UFPE) – Indicado pela FACEPE.

– 2º lugar: Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira (UFSC) – Indicada pela FAPESC.

– 3º lugar: José Alexander Araújo (UNB) – Indicado pela FAPDF.

Categoria Pesquisador(a) Destaque – Ciências Humanas:

– 1º lugar: Lilia Katri Moritz Schwarcz (FFLCH/USP) – Indicada pela FAPESP.

– 2º lugar: Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG e PUC MINAS) – Indicado pela FAPEMIG.

– 3º lugar: Ivoni Richter Reimer (PUC GOIÁS) – Indicada pela FAPEG.

Categoria Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação Para o Setor Empresarial:

– 1º lugar: Gerson Nakazato (UEL) – Indicado pela Fundação Araucária.

– 2º lugar: Gabriela Rodrigues Mendes Duarte (UFG) – Indicada pela FAPEG.

– 3º lugar: Wesley Nunes Gonçalves (UFMS) – Indicado pela FUNDECT.

Categoria Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação Para o Setor Público:

– 1º lugar: Maria Lígia Rodrigues Macedo (UFMS) – Indicada pela FUNDECT.

– 2º lugar: Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP) – Indicado pela FAPESP.

– 3º lugar: Ângelo de Fátima (UFMG) – Indicado pela FAPEMIG.

Categoria Profissional de Comunicação:

– 1º lugar: Fabiana Moraes da Silva (UFPE) – Indicada pela FACEPE.

– 2º lugar: Luiz Felipe Fernandes Neves (UFG) – Indicado pela FAPEG.

– 3º lugar: Catarina de Oliveira Buriti (Instituto Letras Ambientais) – Indicada pela FAPESQ.

(Com informações da CONFAP)