Professor ministra palestra sobre o plano diretor de Goiânia

Diante da necessidade de discutir a revisão do Plano Diretor de Goiânia e outros municípios neste ano, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) realiza nesta terça-feira (16), em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP/GO), um evento que visa debater e elaborar recomendações a serem enviadas para as Prefeituras do Estado.

Sob o título Plano Diretor: instrumento de planejamento municipal, pela manhã haverá palestra do advogado José Antônio Tietzmann e Silva, doutor em Direito Ambiental e Urbanístico, e professor da PUC Goiás e da Universidade Federal de Goiás (UFG). À tarde, será realizado um debate entre grupos de trabalho para a definição do conteúdo do documento final.

Segundo o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga, a parceria do Conselho com o Ministério Público tem “vínculos fortes”. “Com seu corpo técnico qualificado e orientado por princípios sociais e éticos, o MP tem atingido seu objetivo de orientar a conduta da sociedade como um todo”, afirma.

O titular da 15º Promotoria, promotor Juliano de Barros Araújo, destaca que a proposta é elaborar um documento sobre os elementos técnicos mínimos de um Plano Diretor, levantando também problemas e soluções ligados à temática, com o objetivo de enviá-los às prefeituras de todo o Estado.

O Plano
Considerado um instrumento básico de planejamento territorial pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001), o Plano Diretor tem o papel de fazer cumprir a função social da cidade e da propriedade. Como parte da política urbana, o documento deve garantir o direito das pessoas à moradia, ao saneamento e à infraestrutura, entre outras questões.

Entre as diretrizes estabelecidas pela lei, está a de que a distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município deve evitar e corrigir distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente; e a de que a ordenação e o controle do uso do solo deve evitar problemas como a utilização inadequada dos imóveis urbanos, a edificação excessiva em relação à infraestrutura urbana e a subutilização de imóvel urbano.

(Com informações das assessorias do MP/GO e do CAU/GO)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.