Professor lança livro sobre capela de areias

O professor da PUC Goiás, Antônio César Caldas Pinheiro, lança nesta quinta-feira, 28, o livro A capela de areias: entreposto da saudade. O lançamento será na Biblioteca do Sesc Centro, às 19 horas.

O livro conta a história de um viajante, que de Goiânia se dirige pela GO-070 à Cidade de Goiás, a cerca de oito quilômetros antes da antiga capital, do lado esquerdo da estrada, logo ao descer a Serra Dourada em caminho margeado de muros de pedra, trabalho dos antigos escravizados, chega ao lugar conhecido por Areias, onde uma capela é um local de peregrinação.

A capela fica no fundo da Serra Dourada e tem seus primeiros registros datados de 1795. A construção antiga recebe durante o ano milhares de visitantes, fiéis, peregrinos, turistas curiosos.

“Esta obra surgiu após pesquisas em diversos arquivos civis e eclesiásticos e conta a história da primitiva capela e da nova, com suas características construtivas, estilo, sua planta, as campanhas para as diversas reformas, detalhes construtivos, fotografias da capela e seus benfeitores etc”, explica o autor. A publicação é da editora Trilhas Urbanas.