Professor da PUC Goiás tem tese premiada pela Capes

Mais do que uma expressão da sociedade, a música é um dos componentes identitários do catolicismo popular goiano, ocupando uma posição central na vida social. A partir desse argumento, o pesquisador José Reinaldo Felipe Martins Filho, egresso e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, desenvolveu tese intitulada Música e identidade no catolicismo popular em Goiás: um estudo sobre a Folia de Reis e a Romaria ao Divino Pai Eterno, orientada pelo professor Clóvis Ecco. Pelo enfoque, ineditismo e qualidade, a pesquisa recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020, da área de Ciências da Religião e Teologia. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 1 de outubro.

Em seu processo investigativo, o pesquisador observou, em seu objeto de estudo, a abrangência da Folia de Reis no interior goiano, estando praticamente presente em todos os municípios e, de outro lado, a Romaria ao Divino Pai Eterno como a festa religiosa goiana com maior representatividade sobre o cenário nacional e, talvez, internacional.  “Além disso, deve ser interpretada em suas duas possibilidades de acesso: como romaria, isto é, santuário para o qual acorrem peregrinos de diferentes paragens, e festa de padroeiro, já que existe uma parcela da festa que é destinada aos próprios moradores de Trindade, em sua vivência pessoal na relação com a devoção ao Divino Pai Eterno”, analisa.

De acordo com o docente, as Folias de Reis e a Romaria ao Pai Eterno mostraram-se suficientes para comprovar a sua hipótese inicial.  “A  música é componente indispensável tanto na constituição, como na manutenção das identidades religiosas. O estudo é bastante denso e compõe-se de entrevistas, exploração conceitual, notação musical em partitura e fotografias”, ressalta. Ainda neste ano a tese será lançada sob a forma de livro, pelas Edições Terceira Via.

“É motivo de muita alegria e, até mesmo, de surpresa ser contemplado com essa menção honrosa. Isso atesta a importância da pesquisa não apenas em âmbito regional, mas nacional. O maior reconhecimento deve-se, contudo, ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, em que hoje tenho a honra de atuar como docente. Os esforços de mais de 20 anos de dedicação têm dado resultados positivos”, complementa.

Com conceito 5 da Capes (nota máxima), o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás  objetiva incentivar a pesquisa e a produção científica sobre o fenômeno religioso em sua constituição epistemológica, cultural e sua significação como fato social; além de promover a formação científica aprofundada de docentes e pesquisadores para uma melhor compreensão das formas históricas da religião e de sua interação com a cultura e as transformações sociais.

De acordo com a comissão organizadora do prêmio, a tese do Programa colabora para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.