Professor da PUC Goiás tem tese premiada pela Capes

Mais do que uma expressão da sociedade, a música é um dos componentes identitários do catolicismo popular goiano, ocupando uma posição central na vida social. A partir desse argumento, o pesquisador José Reinaldo Felipe Martins Filho, egresso e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, desenvolveu tese intitulada Música e identidade no catolicismo popular em Goiás: um estudo sobre a Folia de Reis e a Romaria ao Divino Pai Eterno, orientada pelo professor Clóvis Ecco. Pelo enfoque, ineditismo e qualidade, a pesquisa recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020, da área de Ciências da Religião e Teologia. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 1 de outubro.

Em seu processo investigativo, o pesquisador observou, em seu objeto de estudo, a abrangência da Folia de Reis no interior goiano, estando praticamente presente em todos os municípios e, de outro lado, a Romaria ao Divino Pai Eterno como a festa religiosa goiana com maior representatividade sobre o cenário nacional e, talvez, internacional.  “Além disso, deve ser interpretada em suas duas possibilidades de acesso: como romaria, isto é, santuário para o qual acorrem peregrinos de diferentes paragens, e festa de padroeiro, já que existe uma parcela da festa que é destinada aos próprios moradores de Trindade, em sua vivência pessoal na relação com a devoção ao Divino Pai Eterno”, analisa.

De acordo com o docente, as Folias de Reis e a Romaria ao Pai Eterno mostraram-se suficientes para comprovar a sua hipótese inicial.  “A  música é componente indispensável tanto na constituição, como na manutenção das identidades religiosas. O estudo é bastante denso e compõe-se de entrevistas, exploração conceitual, notação musical em partitura e fotografias”, ressalta. Ainda neste ano a tese será lançada sob a forma de livro, pelas Edições Terceira Via.

“É motivo de muita alegria e, até mesmo, de surpresa ser contemplado com essa menção honrosa. Isso atesta a importância da pesquisa não apenas em âmbito regional, mas nacional. O maior reconhecimento deve-se, contudo, ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, em que hoje tenho a honra de atuar como docente. Os esforços de mais de 20 anos de dedicação têm dado resultados positivos”, complementa.

Com conceito 5 da Capes (nota máxima), o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás  objetiva incentivar a pesquisa e a produção científica sobre o fenômeno religioso em sua constituição epistemológica, cultural e sua significação como fato social; além de promover a formação científica aprofundada de docentes e pesquisadores para uma melhor compreensão das formas históricas da religião e de sua interação com a cultura e as transformações sociais.

De acordo com a comissão organizadora do prêmio, a tese do Programa colabora para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.