Profa. Sandra de Faria agora é visitante sênior

A profa dra Sandra de Faria, do curso de Serviço Social da PUC Goiás, teve projeto de pesquisa aprovado recentemente pela Capes. Intitulado As políticas estratégicas de Estado para pesquisa e desenvolvimento: um enfoque na educação superior e o Serviço Social no Brasil e Portugal, o projeto é referente ao Edital nº 45/2017 / PVE Sênior da Capes, que concede bolsa para professores visitantes sêniores, com o propósito de consolidar a rede de pesquisa em desenvolvimento entre o Instituto Superior Miguel Torga (Portugal) e a PUC Goiás.

Essas instituições firmaram um protocolo de cooperação internacional em 2016 e, com o reconhecimento da Capes e apoio institucional da PUC, ela desenvolverá atividades em colaboração com pesquisadores e docentes do curso e outras atividades durante um semestre.

A coordenação do Mestrado em Serviço Social analisa que o trabalho é relevante para a área, já que tem o intuito de analisar as políticas de Estado voltadas para a pesquisa em nível de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), além de contribuir para as Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas de uma forma geral, destacando as estratégias relacionadas aos sistemas de pós-graduação, mediante análises sobre Brasil e Portugal.

Vale ressaltar que a professora Sandra de Faria também coordena o Grupo de Pesquisa Teoria Social e Fundamentos do Serviço Social, vinculado ao Mestrado da PUC Goiás, com produção científica em artigos, livros e capítulos de livros.

Parceira portuguesa
O curso de Serviço Social, na Instituição em Portugal, tem reconhecido intercâmbio com o Serviço Social brasileiro, com produção intelectual conjunta entre docentes da instituição e de universidades no Brasil. Uma colaboradora de destaque é a docente Alcina Maria de Castro Martins, também coordenadora científica dos cursos de Mestrado em Serviço Social, no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Portugal. Ela é autora de vários livros, capítulos de livros e artigos em periódico nacional e internacional, com orientações de pós-doutorado, doutorado e mestrado.

A coordenadora do Mestrado em Serviço Social da PUC Goiás, profa dra. Denise Carmen de Andrade Neves, assinala as experiências de intercâmbios internacionais entre as professoras Sandra de Faria e Alcina Martins desde o seu doutoramento em Serviço Social na PUC São Paulo, quando se inseriu no Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social, em Lisboa/Portugal, em 2000, com bolsa de doutorado sanduíche da Capes.

Após o protocolo firmado com a universidade portuguesa, ela regressou a Coimbra para atuar no Mestrado em Serviço Social do ISMT, com realização de atividades de ensino e pesquisa, no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017.

(Texto enviado pelo Mestrado em Serviço Social da PUC Goiás, editado pela Dicom)