Profa. Sandra de Faria agora é visitante sênior

A profa dra Sandra de Faria, do curso de Serviço Social da PUC Goiás, teve projeto de pesquisa aprovado recentemente pela Capes. Intitulado As políticas estratégicas de Estado para pesquisa e desenvolvimento: um enfoque na educação superior e o Serviço Social no Brasil e Portugal, o projeto é referente ao Edital nº 45/2017 / PVE Sênior da Capes, que concede bolsa para professores visitantes sêniores, com o propósito de consolidar a rede de pesquisa em desenvolvimento entre o Instituto Superior Miguel Torga (Portugal) e a PUC Goiás.

Essas instituições firmaram um protocolo de cooperação internacional em 2016 e, com o reconhecimento da Capes e apoio institucional da PUC, ela desenvolverá atividades em colaboração com pesquisadores e docentes do curso e outras atividades durante um semestre.

A coordenação do Mestrado em Serviço Social analisa que o trabalho é relevante para a área, já que tem o intuito de analisar as políticas de Estado voltadas para a pesquisa em nível de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), além de contribuir para as Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas de uma forma geral, destacando as estratégias relacionadas aos sistemas de pós-graduação, mediante análises sobre Brasil e Portugal.

Vale ressaltar que a professora Sandra de Faria também coordena o Grupo de Pesquisa Teoria Social e Fundamentos do Serviço Social, vinculado ao Mestrado da PUC Goiás, com produção científica em artigos, livros e capítulos de livros.

Parceira portuguesa
O curso de Serviço Social, na Instituição em Portugal, tem reconhecido intercâmbio com o Serviço Social brasileiro, com produção intelectual conjunta entre docentes da instituição e de universidades no Brasil. Uma colaboradora de destaque é a docente Alcina Maria de Castro Martins, também coordenadora científica dos cursos de Mestrado em Serviço Social, no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Portugal. Ela é autora de vários livros, capítulos de livros e artigos em periódico nacional e internacional, com orientações de pós-doutorado, doutorado e mestrado.

A coordenadora do Mestrado em Serviço Social da PUC Goiás, profa dra. Denise Carmen de Andrade Neves, assinala as experiências de intercâmbios internacionais entre as professoras Sandra de Faria e Alcina Martins desde o seu doutoramento em Serviço Social na PUC São Paulo, quando se inseriu no Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social, em Lisboa/Portugal, em 2000, com bolsa de doutorado sanduíche da Capes.

Após o protocolo firmado com a universidade portuguesa, ela regressou a Coimbra para atuar no Mestrado em Serviço Social do ISMT, com realização de atividades de ensino e pesquisa, no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017.

(Texto enviado pelo Mestrado em Serviço Social da PUC Goiás, editado pela Dicom)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.