Profa. Luciana Serenini profere palestra na Expo Favela Goiás

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás, profa. Luciana Serenini, foi uma das expositoras da 1ª Expo Favela Goiás, dentro da programação da Arena Universitária, na tarde desta sexta-feira, 19 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia.

Em sua explanação, ela discorreu sobre a criatividade e os desafios nas profissões do futuro, considerando o contextual mundial pós-pandêmico e a revolução tecnológica que tem reconfigurado as diversas esferas da vida, entre elas, o trabalho e as carreiras.

Ao discorrer que o futuro é inevitável assim como a inovação, a docente pontuou que muitas atividades operacionais do cotidiano serão realizadas por inteligência artificial e automações, todavia a tecnologia exige também trabalhos criativos e estratégicos que envolvam relações humanas, afinal é o ser humano quem cria esse ecossistema.

“A criatividade deve estar alinhada ao nosso trabalho. É o trabalho que nos honra e nos dá a oportunidade de uma vida mais plena”, pontuou. Apaixonada pela educação, ela também falou sobre como a formação contínua capacita o ser humano para os desafios da vida, não por acaso é comum que os profissionais se reinventem ou busquem novos focos de atuação para responder às demandas do mundo do trabalho, movimento que é uma tendência na atualidade.

Partilhando informações do Fórum Econômico Social (2020) e dados do SENAI/UFGRS, a professora citou as grandes áreas de destaque dos próximos anos: computação na nuvem, marketing, produção de conteúdo, pessoas e cultura, dados e inteligência artificial, desenvolvimento de produto, engenharia e vendas.

As profissões do futuro, de acordo com o levantamento, envolvem as áreas de indústria de transformação, serviços e produtos, software e TI e saúde.

Docente na PUC Goiás há 14 anos, ela partilhou com o público quando resolveu fazer uma virada de chave dentro da própria profissão ao optar pela carreira acadêmica. Ela também falou sobre as iniciativas da universidade no ensino, pesquisa e extensão e sua missão educativa no cenário regional como universidade pontifícia e comunitária.

Primeira edição em Goiás

Presidente da Cufa Goiás, Breno Cardoso explicou que a proposta do evento é dar oportunidades para a base da pirâmide social. “Sabemos da capacidade criativa que existe no território da periferia. É o lugar de onde saem ideias, fantásticas, inovadoras, o território de periferia produz. O que fazemos aqui é dar visibilidade, fala, vez e voz para essas pessoas que lutam, que buscam todos os dias soluções para os problemas reais da vida”, pontuou.

Muito mais do que incentivar o empreendedorismo, a Expo Favela mostra também a identidade cultural que existe na periferia a partir das expressões artísticas. Para isso, a feira oferece 15 ambientes aos visitantes que transitam pelo Centro de Convenções de Goiânia.

Organizada pela Cufa Goiás em parceria com a Prefeitura de Goiânia, a iniciativa também conta com apoio educacional das universidades, entre elas, a PUC. “O viés educacional é um dos elementos do evento. A gente agradece à PUC por ser uma das IES parceiras que vieram trazer seu conteúdo educacional. Foi muito positivo, a gente precisa discutir com essa população que tanto necessita de formação e instrução”, concluiu Bruno.

A primeira edição da Expo Favela continua neste sábado, 20 de maio, das 10h30 às 21h30, com exposições, palestras e atrações culturais. Mais informações podem ser conferidas na página oficial do evento: http://goias.expofavela.com.br/

Fotos: Weslley Cruz